quinta-feira, 28 de maio de 2020

28 DE MAIO - GARY COLEMAN


EFEMÉRIDE - Gary Wayne Coleman, actor norte-americano, conhecido mundialmente pela série televisiva “Diff’rent Strokes”, morreu em Provo, Utah, no dia 28 de Maio de 2010. Nascera em Zion, Illinois, em 8 de Fevereiro de 1968. 
Foi adoptado por uma enfermeira e pelo seu marido, um manobrador de plataformas elevatórias.  
Devido a uma disfunção renal, que o impossibilitou de crescer (nunca ultrapassou 1,42), parecia ser uma criança de oito anos, desde o primeiro episódio de “Diff’rent Strokes” (1978) até ao último, em 1986. Gary chegou a receber 100 000 dólares por episódio. A sua fortuna chegou a ser avaliada em 18 milhões de dólares. Tornou-se rapidamente numa celebridade, aparecendo em filmes publicitários e sendo estrela, em 1982, do seu próprio desenho animado - “The Gary Coleman Show”.
Com o fim de “Diff’rent Strokes”, em 1986, Gary passou a fazer pequenas aparições em séries e filmes, até que foi sendo esquecido pelos produtores. 
Tentou o suicídio por duas vezes e, mais tarde, processou os pais adoptivos e o empresário, por o terem espoliado de todo o seu dinheiro. Quando estava num shopping de Los Angeles, esmurrou uma fã, que insistentemente queria o seu autógrafo. Foi preso e obrigado a pagar as despesas médicas da vítima. Fez uma rápida aparição em “The Fresh Prince of Bel-Air”. 
Em 2001, falido e com dívidas, arranjou um emprego como segurança num parking em Los Angeles. Em 2003, candidatou-se ao governo da Califórnia e perdeu para um outro actor, Arnold Schwarzenegger. Desde então, fez trabalhos esporádicas na TV. O último foi na série “Drake & Josh”, no episódio “The Gary Coleman Grill”. Gary também fez um pequeno papel em dois episódios da série “My Wife and Kids”. 
Morreu, aos 42 anos, na sua casa em Provo. Teria caído na escada e sofrido uma hemorragia cerebral. O corpo foi cremado, em cerimónia privada, segundo os seus desejos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...