sábado, 16 de maio de 2020

16 DE MAIO - MARGARET SULLAVAN


EFEMÉRIDE - Margaret Brooke Sullavan, actriz norte-americana, famosa pelos melodramas que protagonizou, nasceu em Norfolk, Virgínia, no dia 16 de Maio de 1909. Morreu em New Haven, Connecticut, em 1 de Janeiro de 1960. 
Margaret descobriu a paixão pelo teatro em Cambridge, Massachusetts, onde participou em várias peças. Estreou-se na Broadway em 1931, com “A Modern Virgin”. Dois anos depois, contratada pela Universal Pictures, estrelou o melodrama de sucesso “Nós e o Destino” (1933). O filme seguinte, o também melodramático “Vale a Pena Viver?” (1934), confirmou a sua capacidade de emocionar o público. Outros triunfos se seguiram, como “Três Camaradas” (1938), pelo qual foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz, “A Loja da Esquina” (1940), o terceiro dos seus quatro trabalhos ao lado de James Stewart, e “Esquina do Pecado” 1941), onde teve um dos seus desempenhos mais aclamados. 
Em 1931, casou com Henry Fonda, com quem trabalhara no teatro. O casamento durou poucos meses e terminou em divórcio, mas ficaram amigos para a vida. O segundo marido foi o realizador William Wyler, que a dirigiu em “A Boa Fada” (1935). Esta união durou menos de dois anos e também terminou em divórcio. 
Em 1936, Margaret desposou o agente Leland Hayward, com quem teve três filhos. Onze anos depois, estavam divorciados. Finalmente, em 1950, casou pela última vez, então com um homem de negócios, Kenneth Wagg, com quem ficou até à morte. 
De espírito rebelde, insegura e com fobia do estrelato, Margaret acabou por fazer uma carreira curta no cinema. Ela recusou-se reiteradamente a rodar um filme atrás do outro, razão pela qual as películas em que trabalhou totalizam apenas dezasseis. Em meados da década de 1940, com o agravamento de uma persistente surdez congénita, afastou-se do cinema. Ainda fez um filme em 1950, mas nessa época já ela se dedicava de corpo e alma à sua grande paixão - o teatro. 
Entretanto, deprimida com as críticas negativas ao seu último espectáculo, ingeriu uma dose excessiva de barbitúricos, no dia de Ano Novo. Em coma profundo, faleceu a caminho do hospital. Acidente ou suicídio?  Segundo o laudo oficial, a morte foi por acidente, mas essa conclusão é contestada por muitos. 
A actriz contava apenas cinquenta anos de idade. Encontra-se sepultada no Saint Mary’s Whitechapel Episcopal Churchyard, no Condado de Lancaster, Virgínia. Tem uma estrelça no Hollywood Walk of Fame, desde 1960.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...