quinta-feira, 21 de maio de 2020

21 DE MAIO - DR. AMORIM DA FONSECA


EFEMÉRIDE - Joaquim Augusto Amorim da Fonseca, médico português, morreu em Loriga no dia 21 de Maio de 1927. Nascera em Varziela, em 1862.  Exerceu a profissão em Loriga, onde desempenhou um papel de destaque, sendo recordado como um homem que deu a vida pelos seus pacientes. 
Após se licenciar em Medicina, casou com Urbana Madeira, natural de Poiares, no concelho de Arganil, estabelecendo-se nesta localidade até ser transferido para Loriga, em 1893, onde continuou a exercer a sua profissão, com o cargo de Médico Municipal, até à data da sua morte. 
Foi descrito como sendo um indivíduo gentil e cortês, com fortes valores morais e religiosos. Um homem e um profissional extremamente dedicado aos seus pacientes, independentemente da idade e da classe social, chegando a desesperar quando se via impotente perante o sofrimento que certas patologias originavam. 
Apesar das condições atmosféricas típicas desta zona do país, do relevo montanhoso e das más condições dos caminhos e estradas então existentes, o Dr. Amorim da Fonseca prestava assistência médica em todas as localidades vizinhas, deslocando-se a pé ou de mula, dispensando, por vezes, qualquer remuneração monetária pelos seus serviços. 
Todas estas razões levaram a que fosse amado e respeitado pelo Povo. A sua dedicação fez com que viesse a falecer, vítima da mesma epidemia que combatia diariamente a nível profissional e que dizimou uma parte da população loriguense, no final dos anos 1920 - o tifo epidémico (ou exantemático).
Os seus restos mortais foram trasladados posteriormente do cemitério de Loriga para o da Pedreira, em Felgueiras. 
Em 1979, para celebrar o cinquentenário da sua morte, e como prova de gratidão, a Junta de Freguesia de Loriga mandou erigir um busto em sua homenagem, num largo que passaria a ter o seu nome - Largo Dr. Amorim da Fonseca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...