quarta-feira, 6 de maio de 2020

6 DE MAIO - ERROL BROWN


EFEMÉRIDE - Lester Errol Brown, cantor e compositor britânico, ex-vocalista do grupo Hot Chocolate, morreu em Nassau no dia, 6 de Maio de 2015. Nascera em Kingston, em 12 de Novembro de 1943. 
Jamaicano de nascimento, mudou-se para o Reino Unido aos 12 anos de idade. Iniciou a carreira musical em 1969, gravando uma versão em reggae de “Give Peace a Chance”, de John Lennon, com alguns amigos. Brown preferiu não mudar a letra sem a permissão de Lennon, enviando uma cópia à gravadora Apple e a versão foi aprovada pelo Beatle.
Com a canção “It Started With a Kiss”, de 1982, Brown destacou-se na carreira quando era o vocalista do Hot Chocolate, onde permaneceria até 1986, quando decidiu seguir uma carreira a solo, tendo coleccionado sucessos como “You Sexy Thing”, “Emma”, “So You Win Again” e “Brother Louie”. 
Ligado ao Partido Conservador, onde chegou a fazer parte de uma conferência, Brown foi convidado para o casamento do príncipe Carlos com a princesa Diana, em 1981. 
Pelas suas contribuições para a música britânica, Brown foi agraciado com a Ordem do Império Britânico, em 2003. 
Errol Brown faleceu aos 71 anos, em Nassau, Bahamas. Lutava contra um cancro no fígado, tendo deixado a esposa, Ginette, e duas filhas (Colette e Leonie). Em 2004, recebera o Prémio Ivor Novello, pela sua contribuição para a indústria da música. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...