segunda-feira, 11 de maio de 2020

11 DE MAIO - LÚCIO MAURO


EFEMÉRIDE - Lúcio Mauro, de seu verdadeiro nome Lúcio de Barros Barbalho, actor e humorista brasileiro, um dos pioneiros da televisão no Brasil, morreu no Rio de Janeiro em 11 de Maio de 2019. Nascera em Belém no dia 14 de Março de 1927.  Passou pela TV Rio, Tupi, Excelsior e TV Globo. Era conhecido pelos personagens humorísticos que interpretava. 
Já actuava em teatro estudantil quando, com pouco mais de vinte anos, foi convidado para trabalhar na companhia teatral do actor Mário Salaberry.
Após o falecimento de Salaberry num acidente, Lúcio Mauro participou na companhia de teatro de Barreto Júnior. Nessa época, casou-se com Arlete Salles. Em 1960, com a inauguração da TV Rádio Clube de Pernambuco, fez o seu primeiro programa de humor na televisão, “Beco sem Saída”, contracenando com José Santa Cruz. Em 1963, Lúcio e Arlete mudaram-se para o Rio de Janeiro, indo trabalhar na TV Rio. Depois, foi para a TV Tupi, período em que actuou em episódios do “Grande Teatro Tupi”. Em 1966, estreou-se na TV Globo, no humorístico “TV0-TV1”. 
Lúcio Mauro foi conhecido principalmente pelas suas actuações em quadros de programas humorísticos de televisão, especialmente, nos programas de Chico Anísio, os quais lhe deram os seus dois personagens mais emblemáticos: Aldemar Vigário e Da Júlia. O primeiro era um aluno bajulador na “Escolinha do Professor Raimundo”, que gostava de inventar histórias a respeito do passado do professor com o intuito de lhe agradar, mas que geralmente o colocava em situações constrangedoras. O segundo personagem, que fazia parte do sketch do “Chico Anysio Show” e depois de outros programas, era o assistente que buscava orientar o actor Alberto Roberto (personagem de Chico), que, embora fosse considerado excepcional, era ignorante e arrogante. 
Outro personagem de sucesso apareceu em “Balança Mas Não Cai”: Fernandinho era um homem rico e sofisticado, cuja esposa, a ignorante Ofélia (Sônia Mamede), lhe causava grande constrangimento devido às suas gafes perante convidados ilustres. Em 1999, o quadro ganhou nova versão no extinto “Zorra Total” (actualmente “Zorra”), com Lúcio e Cláudia Rodrigues interpretando Fernandinho e Ofélia. 
Em 1980, entrou para o elenco da peça “Além da Vida”, escrita por Chico Xavier e Divaldo Franco. Em 2008, o humorista estreou a peça “Lúcio 80-30”, dividindo o palco com Lúcio Mauro Filho, autor e director do espectáculo, e com outros dois filhos, Alexandre e Luly. Em 2014, Lúcio Mauro e a filha Luly participaram no penúltimo episódio de “A Grande Família. Em 2015, o actor teve uma participação especial na releitura da “Escolinha do Professor Raimundo”, programa comemorativo que foi transmitido na Globo e no canal Viva
Entre 1958 e 1970, Lúcio foi casado com a actriz Arlete Salles, com quem teve dois filhos. Casou em 1974 com Ray Luiza Araujo Barbalho, com quem teve mais três filhos. 
Em 2012, Lúcio foi internado após ter caído num restaurante, passando por uma cirurgia para correcção de uma fractura no fémur. Em Abril de 2016, sofreu um derrame, que afectou uma área da garganta, comprometendo a fala e a mastigação. 
Lúcio Mauro faleceu aos 92 anos, numa clínica na zona sul do Rio de Janeiro, onde estava internado há dois meses para tratamento de problemas respiratórios.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...