quarta-feira, 13 de maio de 2020

13 DE MAIO - TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO


EFEMÉRIDE - O Teatro Nacional São João (TNSJ), localizado na Praça da Batalha, no centro histórico da cidade do Porto, foi inaugurado em 13 de Maio de 1798
Denominado originalmente como Real Teatro de São João, a sua primitiva edificação foi erguida em 1794, por determinação de Francisco de Almada e Mendonça, com projecto do arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi, que havia sido cenógrafo do Teatro de São Carlos em Lisboa. 
Foi inaugurado com a comédia “A Vivandeira”, com o intuito de assinalar o aniversário do príncipe D. João (futuro D. João VI), motivo pelo qual, nos primeiros tempos, ainda lhe deram o nome de Teatro do Príncipe
A estrutura interior do original Real Teatro de São João era semelhante à do Teatro de São Carlos e a sua composição próxima dos teatros de tipo italiano que, na época, se tinham estabelecido como regra de sucesso. 
Em 11 de Abril de 1908, um violento incêndio destruiu completamente o edifício. Sem se conformar com a perda, logo uma comissão se constituiu para a sua reconstrução, que teve início em 1911, com projecto de Marques da Silva. Foi inaugurado em 7 de Março de 1920 (com a ópera “Aida” de Verdi) e, em 1992, foi adquirido pelo Estado português. 
Hoje, o edifício totalmente reconstruído é um dos principais edifícios da cidade e local de realização dos principais espectáculos culturais. 
Em 2012, o teatro foi reclassificado como monumento nacional. A reclassificação, aprovada em Conselho de Ministros, em 24 de Maio, foi publicada em “Diário da República” no dia 10 de Julho do mesmo ano. 
O actual edifício, de aspecto robusto, mas sem estilo definido, tem uma imponente frontaria guarnecida por quatro colunas jónicas, entre as quais se abrem três janelas de arco pleno e outras tantas portas. 
Internamente, a decoração da sala de espectáculos e principais salões ficou a cargo dos pintores Acácio Lino e José de Brito e dos escultores Henrique Moreira, Diogo de Macedo e Sousa Caldas, sendo estes dois últimos responsáveis pelas quatro figuras alegóricas colocadas no friso do entablamento e que representam a Bondade, a Dor, o Ódio e o Amor. 
Em 7 de Março de 2020, o edifício foi feito membro-honorário da Ordem do Mérito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...