domingo, 10 de maio de 2020

10 DE MAIO - DIMITRI NABOKOV


EFEMÉRIDE - Dmitri Nabokov, cantor de ópera e tradutor norte-americano, nasceu em Berlim no dia 10 de Maio de 1934. Morreu em Vevey, na Suíça, em 23 de Fevereiro de 2012. Era o único filho do escritor de origem russa Vladimir Nabokov e de sua esposa Véra. Foi o executor da propriedade literária de seu pai.
Devido à crescente repressão política e social na Alemanha nazi e à probabilidade do regime poder persegui-los (a mãe de Nabokov era judia), a família fugiu para Paris em 1937. Emigrou para Nova Iorque, em 1940. Posteriormente, Nabokov foi criado na área de Boston, durante os anos em que o seu pai leccionou no Wellesley College e serviu como curador de lepidopterologia no Museu de Zoologia Comparada da Universidade Harvard. Quando o pai foi professor na Universidade Cornell, Dmitri viveu em Ítaca. 
Em 1951, Dimitri entrou no Harvard College, onde era residente da Lowell House. Estudou História e Literatura. Embora tenha tido uma nota alta no LSAT e fosse aceite na Harvard Law School, Nabokov recusou a admissão, porque «estava ainda à procura de uma vocação».
Nabokov formou-se em 1955. Estudou canto (baixo) durante dois anos na Longy School of Music of Bard College. Em seguida, juntou-se ao Exército dos EUA, como instrutor em organização militar russa e como assistente de um capelão. 
Nabokov traduziu muitas das obras do seu pai, incluindo romances, contos, peças de teatro, poemas, palestras e cartas, em várias línguas. Uma das suas primeiras traduções, do russo para inglês, foi “Convite para uma Decapitação”, sob a supervisão do seu pai. Em 1986, publicou a tradução de uma novela anteriormente desconhecida do público. “O Encantador” (“Volshebnik”), escrita em russo, em 1939, foi considerada «um pedaço morto» por Vladimir Nabokov e ele pensava que havia sido destruída.
Também colaborou com o pai numa tradução do romance de Mikhail Lérmontov, “Herói do Nosso Tempo”. 
Em 1961 Nabokov fez a sua estreia na ópera, ao vencer o Concurso Internacional de Ópera de Reggio Emilia, divisão de baixo, cantando o papel de Colline em “La Bohème” (que também foi a estreia do seu colega de elenco Luciano Pavarotti como Rodolfo). Pavarotti venceu a competição de tenor. Entre os destaques da sua carreira operística, estão as performances no Grande Teatro do Liceu, com a soprano Montserrat Caballé e o tenor Giacomo Aragall. 
Em 1980, Nabokov, também foi piloto de um carro de corrida semiprofissional, um modelo de competição Ferrari 308 GTB. Teve um acidente e não só sofreu queimaduras de terceiro grau em mais de 40% do corpo, como também fracturou o pescoço. Os ferimentos sofridos no acidente encerraram a sua carreira operística. 
Como executor da propriedade literária do pai, Nabokov lutou durante 30 anos para publicar o seu manuscrito final, “O Original de Laura”. Foi publicado pela Knopfler em Novembro de 2009. 
Em comemoração do centenário de Vladimir Nabokov, em 1999, Dmitri apareceu como seu pai em “Dera Bonn, Dera Vologda”, de Terra Quinn, uma leitura dramática com base nas cartas pessoais entre Nabokov e o crítico literário e social Edmund Wilson. As performances tiveram lugar em Nova Iorque, Paris, Mainz e Ítaca. 
Várias publicações originais de Dmitri Nabokov foram escritas sob um pseudónimo que ele nunca revelou. 
Apesar de «ma colorida vida activa amorosa», Dmitri manteve-se solteiro ao longo da vida e não teve filhos. Faleceu a com 77 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...