domingo, 3 de maio de 2020

3 DE MAIO - MARY ASTOR


EFEMÉRIDE - Mary Astor, de seu nome original Lucile Vasconcellos Laghanke, actriz norte-americana, nasceu em Quincy no dia 3 de Maio de 1906. Morreu em Los Angeles, em 25 de Setembro de 1987.
Era filha de um imigrante alemão, e de uma americana de Illinois, descendente de portugueses e irlandeses. Iniciou a sua carreira no cinema com pequenas participações (desde os quinze anos), muitas vezes não creditada.  
Fez pequenos papéis, até que - em 1924 - John Barrymore a impôs como sua parceira, no filme “Beau Brummel”. 
Teve uma vida agitada: um tempestuoso caso com Barrymore; quatro casamentos; foi vítima do alcoolismo; e tentou suicidar-se. Quando foi ao tribunal lutar pela custódia da filha, na década de 1930, a revelação do seu diário íntimo foi um dos grandes escândalos da época e a sua carreira sofreu uma queda. 
Teve uma filha com o segundo marido e um filho do terceiro casamento, com Manuel del Campo. 
Escreveu duas autobiografias: “My Story” e “Life on Film”, que foram bestsellers. Após uma doença cardíaca, começou a escrever romances (publicou cinco), num lar para artistas, onde passara a residir, na Califórnia. 
O trabalho dela, seja como heroína ou como vilã, misturava sempre a sua beleza sombria e a sua sensualidade. A consagração veio em 1941, com o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante pela actuação no filme “A Grande Mentira”.
Trabalhou no cinema (mudo e falado), na televisão e no teatro, até 1960. Retirou-se definitivamente em 1964. Ao longo da sua carreira, protagonizou 121 filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...