sexta-feira, 15 de maio de 2020

15 DE MAIO - OSCARINO FARIAS


EFEMÉRIDE - Oscarino Farias Varjão, ventríloquo brasileiro com mais de 60 anos de carreira, nasceu em Rio Solimões no dia 15 de Maio de 1937. Morreu em Manaus, em 15 de Abril de 2018. Ficou conhecido sobretudo pelo seu personagem Peteleco.
Oscarino nasceu na comunidade Paraná do Xiborena, no Rio Solimões, actualmente um dos distritos de Iranduba, no Amazonas. De origem muito simples, a sua família mudou-se para Manaus em meados da década de 1950. Oscarino foi engraxate, no centro da capital amazonense e ajudava a mãe na venda de tapiocas no Mercado Municipal, quando confeccionou um boneco, que baptizou de Chiquinho, em 1953. Foi o seu primeiro personagem. 
Em 1957, aos vinte anos de idade, criou o boneco Peteleco, na casa da sua sogra, como forma de superar as dificuldades financeiras. Desde então, Oscarino passou a realizar apresentações em escolas, programas de rádio e TV, em várias localidades do país.
Reconhecido como um dos grandes mestres da sua arte, principalmente pela habilidade de se expressar sem mexer a boca, Oscarino chegou a conceder lima entrevista no “Programa do Jô”, na TV Globo, em Novembro de 2000. A sua obra também lhe rendeu um documentário chamado “Oscarino & Peteleco”. Em 2016, o seu personagem foi declarado Património Cultural Imaterial do Amazonas
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas divulgou uma nota a informar que o artista era portador de diabetes, colelitíase, hipertensão arterial sistémica, possuía sequela de acidente vascular cerebral e asma. Oscarino foi internado no dia 13 de Abril de 2018, onde esteve entubado na emergência do Hospital, mas não resistiu e faleceu de paragem cardíaca 2 dias depois. O velório teve lugar no salão nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro e o seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Manaus.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...