quarta-feira, 20 de maio de 2020

20 DE MAIO - VLADIMIR SMIRNOV


EFEMÉRIDE - Vladimir Viktorovich Smirnov, esgrimista soviético, nasceu em Rubizhne, na Ucrânia, em 20 de Maio de 1954. Morreu em Roma no dia 28 de Julho de 1982. 
Com grande potencial, cedo foi colocado sob a alçada do mestre Victor Bykov e, em 1977, conquistou o primeiro título nacional. Dois anos depois, foi Campeão do Mundo por equipas.
Smirnov ganhou a medalha de ouro do florete nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980, onde obteve igualmente a medalha de prata por equipas e a de bronze, igualmente por equipas, mas em espoada.  Foi Campeão Mundial de esgrima no ano seguinte (individual e por equipas). 
Durante o Campeonato do Mundo de 1982, que decorreu em Roma, num combate com o alemão Matthias Behr, no dia 19 de Julho, sucedeu um acidente fatal: - a lâmina do florete de Behr partiu-se e dirigiu-se directamente para a malha da máscara de Smirnov, atingindo uma órbita e o cérebro. Smirnov teve morte imediata, mas esteve ligado a máquinas até ser declarada a sua morte oficial nove dias depois. 
O acidente de Smirnov forçou à Federação Internacional de Esgrima a adoptar medidas de segurança na modalidade: - lâminas em aço maraging (em vez de aço liso carbono); uniformes em kevlar ou nylon balístico; e máscaras duas ou três vezes mais fortes do que aquelas que Smirnov usava. Surgiram igualmente outras regras de segurança, por causa desta fatalidade. Desde que estas novas medidas foram adoptadas, nunca mais se registou qualquer acidente em esgrima de alta competição.
Vladimir Smirnov deixou este mundo aos 28 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...