sexta-feira, 22 de maio de 2020

22 DE MAIO - PHILIP ROTH


EFEMÉRIDE - Philip Milton Roth, escritor norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 22 de Maio de 2018. Nascera em Newark, Nova Jersey, em 19 de Março de 1933. Foi associado pela sua educação e temática literária à comunidade judaica. É considerado um dos maiores escritores norte-americanos da segunda metade do século XX. É conhecido sobretudo pelos romances, embora também tenha escrito contos e ensaios.
Entre as suas obras mais conhecidas, encontra-se a colecção de contos “Goodbye, Columbus” (1959), a novela “O Complexo de Portnoy” (1969) e a trilogia publicada na década de 1990, composta pelas novelas “Pastoral Americana” (1997), “Casei com um comunista” (1998) e “A Marca Humana”. 
Muitas das suas obras reflectem os problemas de assimilação e identidade dos judeus dos Estados Unidos, o que o vincula a outros autores norte-americanos como Saul Bellow, laureado com o Nobel de Literatura em 1976, ou Bernard Malamud, que também tratam nas suas obras a experiência dos judeus americanos. 
Grande parte da obra de Roth explora a natureza do desejo sexual e a auto-compreensão. A marca registada da sua ficção é o monólogo íntimo, dito com um humor amotinado, e a energia histérica por vezes associada com as figuras do herói e narrador de “O Complexo de Portnoy”, a obra que o tornou conhecido.
Recebeu o Prémio Pulitzer de Ficção com “Pastoral Americana” em 1998. É conhecido sobretudo pelo seu alter-ego Nathan Zuckerman, protagonista de diversos dos seus livros. É o único autor americano a ter as suas obras completas publicadas em vida pela Library of America, que tem como missão editorial preservar as obras consideradas como parte da herança cultural americana. 
Foi galardoado também com o prestigioso Prémio Internacional Man Booker, em 2011. 
Em 2012, foi o vencedor do Prémio Príncipe das Astúrias de Literatura. Em Setembro do mesmo ano, em entrevistas a revistas francesas, anunciou que abandonava a carreira de escritor, sendo “Némesis” o seu último trabalho. Dedicou-se depois à produção da sua biografia escrita por Blake Bailey. 
Faleceu aos 85 anos, num hospital nova-iorquino, vítima de Insuficiência cardíaca.
Escreveu 26 romances, alguns adaptados ao cinema. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...