domingo, 31 de maio de 2020

31 DE MAIO - SHIRLEY VERRETT


EFEMÉRIDE - Shirley Verrett, soprano e mezzo-soprano norte-americana, nasceu em Nova Orleães no dia, 31 de Maio de 1931. Morreu em Ann Arbor, em 5 de Novembro de 2010. 
Apesar de mostrar talento para a música desde a infância, Shirley Verrett teve uma educação estritamente religiosa, pois os pais eram adventistas. Sem contar com o apoio da família para a carreia lírica, passou a estudar na famosa Juilliard School de Nova Iorque. A sua estreia operística deu-se em 1957, no papel de Lucretia em “The Rape of Lucretia”, de Benjamin Britten. A sua estreia internacional teve lugar em Colónia, dois anos mais tarde, em “Rasputins Tod”, de Nicholas Nabokov. 
Em 1962, Shirley destacou-se como Carmen (Bizet) no Festival de Spoleto. Seguiram-se diversas actuações em teatros importantes, neste papel: Bolshoi (1963), La Scala (1964), Metropolitan Opera (1968) e Convent Garden (1973). A partir de então, passou a realizar apresentações regulares nestas e noutras casas de espectáculo de renome, tais como o Wiener Staatsoper, a Opéra de Paris e a San Francisco Opera. A cantora retirou-se dos palcos em 1990. 
Verrett também se tornou uma figura notável na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Ao longo da sua carreira, foi protagonista de inúmeros incidentes envolvendo preconceitos raciais. O mais importante teve lugar em 1959, quando teve de declinar um convite do maestro Leopold Stokowski, com quem trabalhara, ainda como aluna da Juilliard School, para se apresentar em Houston, porque a orquestra sinfónica da cidade se recusou a tocar, tendo uma negra no papel principal de uma ópera. 
Um dos traços mais notáveis da carreira de Verrett foi a sua incrível versatilidade. O seu repertório era bastante incomum no cenário operístico internacional e incluía o bel canto (“La Favorita” e “Maria Stuarda”, de Donizetti), algumas obras-primas de Verdi e até óperas de compositores contemporâneos, como o já citado Benjamin Britten. 
Com uma extensão vocal excepcional, que recobria tanto o alcance de um mezzo-soprano quanto o de um soprano dramático, Verrett também se destacou por ter interpretado, em mais de uma ópera, dois papéis de registos vocais diferentes, tais como a Amneris ou a Aida de Verdi, ou a Adalgisa e a Norma, de Vincenzo Bellini. Em Outubro de 1973, entrou para a história do canto lírico, ao desempenhar, na mesma récita, as duas heroínas de “Les Troyens” (Berlioz), Cassandra e Dido, após Christa Ludwig, que teria sido sua parceira de palco, ter adoecido. 
Além de possuir uma voz brilhante e potente, Verrett também recebeu menções elogiosas da crítica especializada pelas suas habilidades dramáticas, demonstradas em papéis de intenso teor dramático, tais como Lady Macbeth ou Dalila em “Samson et Dalila” (Saint-Saëns).
De 1996 a 2010, foi professora na University of Michigan School of Music, Theatre & Dance e na James Earl Jones University. Faleceu com 79 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...