terça-feira, 19 de maio de 2020

19 DE MAIO - NORA EPHRON


EFEMÉRIDE - Nora Ephron, jornalista e escritora. guionista, realizadora e produtora de cinema norte-americana, nasceu em Nova Iorque no dia 19 de Maio de 1941. Morreu na mesma cidade em 26 de Junho de 2012. 
Os pais eram os dramaturgos Henry e Phoebe Ephron e, desde cedo, acostumou-se a viver no meio de pessoas famosas e influentes. 
Diplomou-se em 1962, no Wellesley College, fazendo em seguida um estágio na Casa Branca durante a presidência de J. F. Kennedy. Iniciou depois uma carreira de jornalista no “New York Post”, onde ficou cunco anos. Paralelamente, ia escrevendo novelas e romances. 
Ficou muito conhecida pelos artigos que escreveu para a revista “Esquire”, na década de 1970. Esses artigos geraram o livro “Crazy Salad”, que se tornou um bestseller. 
A sua transição para o cinema aconteceu com o guião de “Silkwood - O retrato de uma coragem”, em 1983, e - menos de uma década depois - realizou o seu primeiro filme, “Sintonia de amor”. 
Foi casada com o novelista Dan Greenburg e com o jornalista de investigação Carl Bernstein, com quem teve dois filhos. Depois, esteve casada - desde 1987 - com o jornalista e cenarista Nicholas Pileggi, autor do guião do filme “Os bons companheiros”. 
Foi nomeada três vezes para os Oscars. Teve também sucesso com os seus romances. Faleceu aos 71 anos de idade, vítima de uma pneumonia, agravada por leucemia.
Um dos seus filhos, Jacob Bernstein, é igualmente realizador.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...