segunda-feira, 1 de junho de 2020

1 DE JUNHO - RON WOOD


EFEMÉRIDE - Ronald “Ron” David Wood, guitarrista, compositor e multi-instrumentista britânico, nasceu em Londres no dia 1 de Junho de 1947. É um ex-integrante dos The Faces e integra actualmente os The Rolling Stones. Teve uma longa e problemática relação com o uso de drogas, tendo estado 3 vezes internado em clínicas de reabilitação. Com sucesso.
Wood começou a sua carreira em 1964, com os The Birds. No final dos anos 1960, passou a integrar a banda The Creation entrando depois para o Jeff Beck Group, com o vocalista Rod Stewart. O grupo separou-se após o lançamento do álbum “Beck-Ola”, em 1969. 
Com Rod Stewart, entrou para os The Small Faces e, logo a seguir, o grupo foi renomeado para The Faces. Embora tenham ficado conhecidos nos Estados Unidos como «a banda de apoio de Stewart», os Faces eram bem famosos no Reino Unido, rivalizando com os The Rolling Stones em popularidade.
Durante os anos 1970, Wood lançou alguns discos a solo e um em parceria com Ronnie Lane, também ex-integrante dos The Faces, chamado “Mahoney’s Last Stand” (1976). 
Depois de Mick Taylor deixar os Rolling Stones, em 1974, Wood substituiu-o na guitarra, a tempo de completar a gravação de “Black and Blue”, álbum que o tornaria um integrante legítimo da banda. 
Durante os anos 1980, Wood continuou como integrante oficial dos Rolling Stones, enquanto seguia a sua carreira a solo, tocando com artistas como David Bowie, Eric Clapton e Aretha Franklin. 
Em 1993, ele e Rod Stewart gravaram um acústico pela MTV, que resultou num álbum de enorme sucesso. Depois de uma intensa tournée promovida por Stewart nos EUA, em 2004, a dupla anunciou planos para gravar um álbum chamado “I’ll Strut, You’ll Sing” que não foi concluído devido aos constantes compromissos de Wood com os Rolling Stones
Ron Wood é também pintor, o que ele considera como «outro ofício». Fez mesmo uma exposição dos seus trabalhos em 2007, numa galeria de arte parisiense.  Os Rolling Stones e outras personalidades do show-business são frequentemente representados nas suas telas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...