quinta-feira, 11 de junho de 2020

11 DE JUNHO - JACKIE STEWART


EFEMÉRIDE - Jackie Stewart, de seu verdadeiro nome John Young Stewart, ex-automobilista escocês, nasceu em Milton, West Dunbartonshire, no dia 11 de Junho de 1939.
É tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial. Stewart correu também nas 24 Horas de Le Mans de 1965, nas 500 Milhas de Indianápolis de 1966 e 1967 e competiu na Can-Am em 1971 e 1972.
Stewart começou a sua carreira na F1, correndo pela BRM de 1965 a 1967; depois, foi para a estreante Matra, em 1968. No ano seguinte, conquistou o seu primeiro título mundial.
Em 1970, foi para a Tyrrell, onde conquistou mais dois títulos mundiais, em 1971 e 1973.
Teve 27 vitórias na Fórmula 1. Este era o melhor registo da categoria, até que - em 1987 - o francês Alain Prost venceu o Grande Prémio de Portugal e ultrapassou a marca do escocês.
Foi um dos pilotos a exigir mais segurança na Fórmula 1. Tudo começou num gravíssimo acidente que ele sofreu em 1966, na pista belga de Spa-Francorchamps. Uma tempestade atingiu o circuito e deixou seco unicamente o grid de largada. Na rápida Masta Straight, a BRM de Stewart girou, caiu numa vala e ele ficou preso no carro, com o macacão encharcado de gasolina, enquanto Graham Hill e Bondurant tentavam desaparafusar o volante para poderem retirar Stewart de dentro do monobloco avariado.
A partir daí, disse que não correria mais na equipa se não tivesse segurança no seu carro. Foi ele que idealizou o capacete que cobre toda a cabeça dos pilotos e o macacão anti chamas. Chegou a ser ridicularizado por aqueles que achavam que as competições deviam ter grandes riscos. Ficou inclusivamente conhecido como o «homem vacilante».
Sete anos depois, em 1973, durante os treinos de classificação no circuito de Patins Glena, disputando o Grande Prémio dos Estados Unidos, ocorreu um facto que levaria Jackie Stewart a abandonar as competições. O seu parceiro da Tyrrell na época, o piloto francês François Cevert sofreu um grave acidente. O carro saiu da pista, bateu no guard rail do lado direito e ricocheteou em direcção ao guard rail do lado esquerdo, virando-se de rodas para o ar e arrastando-se pela ‘lâmina’ de metal durante mais de cem metros. Cevert foi literalmente degolado e teve morte instantânea. Chocado com a morte de François Cevert, Jackie Stewart decidiu abandonar de forma definitiva a Fórmula 1.
O ex-Beatle George Harrison, amigo pessoal de Jackie, compôs a canção “Faster” e dedicou-a a Jackie Stewart, Niki Lauda, Jody Schekter e restantes pilotos da Fórmula 1 da época. No entanto, a canção serviu, essencialmente, para homenagear o piloto sueco Ronnie Petterson que morreu em pista.
Em 1997, Jackie fundou a sua equipa, a Stewart. Os melhores resultados da nova equipa foram a vitória de Johnny Herbert no Grande Prémio da Europa, disputado no circuito de Nürburgring, em Setembro de 1999, e a pole conquistada por Rubens Barrichello no Grande Prémio da França no mesmo ano. Nesse ano, a equipa alcançou a melhor classificação no mundial de construtores, o 4° lugar. No final de 1999, atolado em dívidas, Jackie vendeu a sua equipa à Jaguar.
Jackie Stewart ainda é lembrado e celebrado pelas suas conquistas na Fórmula 1. Completa hoje 81 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...