sábado, 13 de junho de 2020

13 DE JUNHO - RICHARD THOMAS


EFEMÉRIDE - Richard Earl Thomas, actor, produtor e realizador norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 13 de Junho de 1951. É filho de um casal de bailarinos da New York City Ballet, de que eram proprietários.
Thomas iniciou-se cedo na carreira artística, numa peça na Broadway, “Sunrise at Campobello”, em 1958, aos sete anos de idade. Na televisão, estreou-se em 1969, ao lado de Paul Newman.
Na década de 1970, ficou conhecido mundialmente pela sua interpretação do personagem John-Boy, na premiada série de televisão “Os Waltons”, papel que lhe rendeu um Emmy Award de Melhor Actor e do qual se desligou em 1978, para se dedicar a outros projectos de teatro, cinema e TV, onde actua até hoje.
Thomas casou-se duas vezes. Primeiro, com Alma Gonzalez, de quem se divorciou em 1993, e com Georgina Thomas Bischoff, em 1994, com quem teve quatro filhos.
Em 2006, iniciou uma tournée pelos Estados Unidos com a peça “Doze homens em cólera” da escritora Reginald Rose, desempenhando o papel central.
Em 2008, deu voz às campanhas publicitárias da Mercedes-Benz. No mesmo ano, fez também publicidade para a cadeia de restaurantes Zaxby's.
Em 2009/2010, Richard Thomas fez parte do elenco de “Broadway in Race”, uma peça de David Mamet. Em 2017, recebeu o Tony Award de Melhor Actor.
Durante a sua longa carreira, já protagonizou 18 filmes, 54 telefilmes, 28 séries televisivas, um sem número de peças de teatro e fez ainda alguns trabalhos de produção e realização.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...