sexta-feira, 19 de junho de 2020

19 DE JUNHO - GERVÁSIO BAPTISTA


EFEMÉRIDE - Gervásio Baptista, fotojornalista brasileiro, nasceu em Salvador no dia 19 de Junho de 1923. Morreu em Brasília, em 5 de Abril de 2019. Registou alguns dos mais importantes episódios da história brasileira e mundial.
Estreou-se no jornalismo aos doze anos, fotografando como assistente para o jornal “O Estado da Bahia”.
Na década de 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro, a convite de Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados, para trabalhar em “O Cruzeiro”.
Em 1954, foi para a revista “Manchete”, onde permaneceu até ao encerramento da mesma, em 2000. Foi lá que registou, semana a semana, a construção da nova capital do Brasil. É de sua autoria a conhecida foto de Juscelino Kubitschek a acenar com a cartola para o povo, que apareceu na capa da “Manchete” sobre a inauguração de Brasília e correu mundo.
As suas fotos do enterro de Getúlio Vargas, em São Borja, Rio Grande do Sul, também geraram um número especial da revista.
Como fotógrafo oficial dos concursos “Miss Brasil” e “Miss Universo”, Gervásio viajou pelo mundo para retratar a beleza da mulher brasileira no período áureo daqueles eventos. Fotografou Fidel Castro, Che Guevara e fez um registo diferenciado da Revolução Cubana. Também deu a sua leitura sobre a Revolução dos Cravos, em Portugal. Acompanhou e registou a queda do presidente argentino Juan Domingo Perón e esteve em Saigão, para registar a Guerra do Vietname.
Durante a ditadura brasileira, teve várias passagens pela prisão, mas por não ter engajamentos políticos, foi sempre libertado rapidamente e sem maiores consequências. Em tais ocasiões, dividiu a sua cela com o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e com o advogado e activista político Francisco Julião, fundador da Liga Camponesa, entre outros.
Fotógrafo oficial de Tancredo Neves, fez, com exclusividade, a última foto do presidente, acompanhado da equipe médica do Hospital de Base do Distrito Federal.
Discípulo de Henri Cartier-Bresson, que conheceu pessoalmente, Gervásio continuou actuante mesmo depois de aposentado, contratado pela Empresa Brasil de Comunicação e prestando serviços ao Supremo Tribunal Federal, até 2015.  Ele foi citado como decano do fotojornalismo pela Associação Brasileira de Imprensa.
O Supremo Tribunal Federal homenageou Gervásio Baptista pelos 50 anos de dedicação ao fotojornalismo. Uma exposição, denominada “50 Anos de Fotojornalismo” ocupou o Hall dos Bustos do STF, de 12 de Março até 18 de Abril de 2008.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...