terça-feira, 9 de junho de 2020

9 DE JUNHO - JOÃO ELIAS


EFEMÉRIDE - Antônio João Elias de Oliveira, radialista, jornalista, artista plástico, actor, escritor e humorista brasileiro, morreu em Catanduva no dia 9 de Junho de 2017. Nascera na mesma localidade em 23 de Novembro de 1944.
O seu personagem mais conhecido é Salim Muchiba, que interpretou em programas como “Escolinha do Professor Raimundo” e “Escolinha do Barulho”. Em “Escolinha do Gugu”, interpretou o caipira Zé Bento.
Como humorista, começou a carreira na Rádio Difusora de Catanduva, em 1958. Um ano depois, participou no III Salão de Pinturas de Catanduva. Aos vinte anos, foi levado por Adoniram Barbosa para a TV Record, onde interpretou o personagem Zé Vitrola, no programa “Papai Sabe Nada”.
Como escritor, lançou a sua primeira obra em 1966, quarenta páginas com dezassete poemas.
Em 2013, foi homenageado pela Câmara Municipal de Catanduva pelo Dia do Comediante. No mesmo ano, lançou o livro “Tonico e Jesuíno – casos de um, piadas do outro”.
João Elias sofreu um acidente vascular cerebral no início de Março de 2017 e permaneceu internado desde então. Passou por uma cirurgia nas carótidas e não teve a recuperação desejável. De acordo com os familiares, o humorista chegou a ir para o quarto, mas teve uma recaída, falecendo dias depois, aos 72 anos, de pneumonia e choque séptico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...