quarta-feira, 24 de junho de 2020

24 DE JUNHO - ELLISON ONIZUKA


EFEMÉRIDE - Ellison Shoji Onizuka, astronauta norte-americano de origem japonesa, que morreu durante a explosão do ónibus espacial Challenger em 1986, nasceu em Kealakekua no dia 24 de Junho de 1946. Morreu em Cabo Canaveral, em 28 de Janeiro de 1986.
Formado em Engenharia Aeroespacial, Onizuka serviu como engenheiro de voo na Força Aérea dos Estados Unidos, trabalhando com diversos tipos de aviões militares.
Seleccionado para o programa espacial em 1978, passou um ano em treinos e foi destacado para integrar a equipa de apoio em terra das duas primeiras missões da nave espacial Columbia.
A sua primeira ida ao espaço deu-se na nave Discovery, em Janeiro de 1985, na primeira missão de carácter exclusivamente militar do ónibus espacial.
Um ano depois, integraria a fatídica missão STS 51-L da nave Challenger, que explodiu no ar, 73 segundos após o lançamento, devido à fadiga material de um pequeno anel de vedação de um dos gigantescos tanques de combustível que acompanham o ónibus espacial durante a subida, causando a morte de todos os sete tripulantes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...