domingo, 21 de junho de 2020

21 DE JUNHO - YANG LIWEI


EFEMÉRIDE - Yang Lìwei, astronauta e primeiro chinês no espaço, nasceu em Suizhong no dia 21 de Junho de 1965. O lançamento da sua nave Shenzhou 5, em 15 de Outubro de 2003, fez com que a República Popular da China se tornasse o terceiro país a enviar pessoas ao espaço pelos seus próprios meios.
Filho de uma professora e de um contabilista, e casado com uma oficial do Exército de Libertação Popular, Yang graduou-se em Ciências e cursou a Escola de Aviação da Força Aérea Chinesa, integrando a aeronáutica até à patente de tenente-coronel. Aos 38 anos, somava 1 350 horas de voo como piloto de caça, ao juntar-se ao programa espacial chinês.
Começou os seus treinos como astronauta em 1998 e foi seleccionado para o grupo final de catorze astronautas, que participariam em duros treinos técnicos, físicos e psicológicos durante cinco anos. Foi escolhido para voar na primeira missão tripulada.  Antes do seu lançamento, quase nada tinha sido tornado público pelas autoridades sobre os candidatos. A sua selecção para o voo inaugural só foi divulgada à imprensa no dia anterior à missão.
A Shenzhou 5 foi lançada do Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, no interior da China, no Deserto de Gobi.
Durante os primeiros 120 segundos de voo, Liwei reportou para Terra uma quantidade anormal de vibrações na estrutura da nave, descrevendo-a como «muito desconfortável». Como consequência, medidas foram tomadas para corrigir o problema no desenho do foguetão Longa Marcha 2F para a próxima missão, a Shenzhou 6. Durante toda a jornada de 21 horas, ele esteve em comunicação constante com o Centro de Jiuquan, reportando a sua situação. Durante a oitava órbita, falou com a sua mulher na Terra, dizendo que «tudo está bem, não te preocupes». No meio da viagem, a televisão estatal chinesa transmitiu imagens de Liwei acenando com uma bandeira da China e uma da ONU na outra mão.
Ele comeu pacotes especialmente concebidos de carne de porco desfiada com alho, frango Kung Pao e arroz. A imprensa chinesa divulgou que Liwei transportava na cápsula uma faca, uma pistola e uma tenda, para o caso de aterrar num local errado.
A cápsula deu catorze voltas em órbita da Terra, cobrindo mais de 600 mil km e desceu de pára-quedas na Mongólia Interior às 06h30 (hora de Pequim) em 16 de Outubro de 2003 e, quinze minutos depois, era congratulado pelo primeiro-ministro chinês Wen Jiabao. As imagens dele transmitidas pela TV estatal, com sangue nos lábios, quando foi retirado da cápsula, espalharam rumores de que a aterragem, havia sido muito duro, o que foi confirmado depois pelo pessoal de apoio presente na área.
Recebido como herói nacional, Yang visitou Hong Kong e Macau dias depois, fazendo palestras e trocando experiências sobre o voo. Promovido a coronel logo após a missão - e a major-general em 2008 - recebeu o título de “Herói Espacial” das mãos do ex-presidente da República Popular da China e chefe da Comissão Militar Central, Jiang Zemin. Também foi condecorado pela Rússia com a Medalha Gagarin. O asteróide 21064 Yangliwei foi assim baptizado em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...