segunda-feira, 8 de junho de 2020

8 DE JUNHO - ROBERT PRESTON


EFEMÉRIDE - Robert Preston Meservey, actor e cantor norte-americano, nasceu em Newton no dia 8 de Junho de 1918. Morreu em Montecito, em 21 de Março de 1987.
Celebrizou-se pelo seu papel de professor Harold Hill, no musical “The Music Man”, de 1957, e na sua adaptação para o cinema em 1962. Por ele, Robert Preston recebeu as suas primeiras duas nomeações para os Globos de Ouro. Foi nomeado igualmente para o Oscar de Melhor Actor Coadjuvante pelo seu papel em “Victor/Victoria” (1982).
Era filho de um funcionário da American Express. Depois de terminar o ensino médio em Los Angeles, na Abraham Lincoln High School, foi para a Pasadena Playhouse, estudar drama e actuação.
Após o ataque à base norte-americana de Pearl Harbor e com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, Robert alistou-se na Força Aérea e serviu como agente da Inteligência no 9º Agrupamento Aéreo, com a patente de capitão do 386º Grupo de Bombardeio, com base em Sint-Truiden, na Bélgica. A sua função era receber relatórios da Inteligência, repassá-los ao quartel-general do 9º Agrupamento e actualizar as equipas de bombardeamento a respeito das suas missões.
Em 1940, casou-se com a também actriz Catherine Craig, com quem ficou casado até ao fim da vida.
Quando começou a fazer filmes, um executivo de estúdio pediu que ele deixasse de usar o segundo apelido da família, fixando assim o seu nome artístico. Fez vários filmes de estilo western, musicais e policiais.
O seu primeiro papel foi em “King of Alcatraz”, em 1938, pela Paramount. Participou em comédias e filmes de aventura de grande bilheteira, como “Beau Geste” em 1939; “North West Mounted Police” de 1940; “A Conquista do Oeste” de 1963; “S.O.B.” de 1981; “Victor/Victoria” de 1982, o seu maior sucesso; e “The Last Starfighter” (1984), o seu último papel em cinema.
Apesar de não ser conhecido como cantor, Robert actuou em diversas peças e musicais. O seu último papel na televisão foi no filme “Outrage!”, em 1986.
Faleceu aos 68 anos, vítima de cancro de pulmão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...