sábado, 6 de junho de 2020

6 DE JUNHO - PAUL GIAMATTI


EFEMÉRIDE - Paul Edward Valentine Giamatti, actor norte-americano, nasceu em New Haven (Connecticut) no dia 6 de Junho de 1967
Paul Giamatti é filho de A. Barllet Giamatti, que foi professor da Universidade de Yale e, depois, chegou a director da universidade e foi comissário da Liga Principal de Basquetebol, sendo também professora da Hopkins School
Paul estudou no Instituto Hhumberside Collegiate. Foi mestre de artes na Yale School of Drama. Começou a sua carreira na década de 1990. Casou-se com Elizabeth Cohen, em 1997. Têm um filho, nascido em 2001.
Começou por protagonizar papéis secundários de filmes importantes, nomeadamente em “Negociador” (1998), contracenando com Kevin Spacey e Samuel L. Jackson. De salientar também: “É preciso salvar o soldado Ryan” de Steven Spielberg (1998); “The Truman Show” (1998) com Jim Carrey, Ed Harris e Laura Linney; e “Man on the Moon” de Miloš Forman, em 1999. 
Mas se obteve o seu primeiro papel importante com “Duos de um dia”, foi somente com “Sídeas” que obteve a consagração. 
Em 2007, foi cabeça de cartaz de vários filmes de sucesso. No ano seguinte, foi recompensado com o Emmy Award, pela sua interpretação numa mini-série de John Adams.  Em 2013, fez “Twelve Years a Slave” de Steve McQueen. 
Entre várias nomeações e outros prémios, conquistou dois Globos de Ouro de Melhor Actor em 2009 e 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...