segunda-feira, 15 de junho de 2020

15 DE JUNHO - HARRY LANGDON


EFEMÉRIDE - Harry Philmore Langdon, actor, produtor e guionista norte-americano, nasceu em Council Bluffs, no l'Iowa, em 15 de Junho de 1884. Morreu em Hollywood no dia 22 de Dezembro de 1944. Filho de um oficial, Harry subiu ao palco de um musical, aos dez anos de idade.
Fez inúmeras tournées, em circos e grupos de teatro burlesco. Em 1903, escreveu um número cómico intitulado “Johnny e a sua mova viatura”, que lhe fez viver razoavelmente durante perto de 20 anos, até ao dia em que encontrou Mack Sennett. Este adaptou o seu número ao cinema, o que teve grande sucesso.
Depois de inúmeras actuações em curtas-metragens mudas, fundou - em 1936 - a sua empresa de produção. Neste mesmo ano, conheceu Harry Edwards e Frank Capra, que o fizeram entrar em três filmes, que lhe valem ser considerado, em 1927, como uma das maiores vedetas de Hollywood. O sucesso, porém, foi de curta duração. Dedicou-se então a escrever, dirigir e interpretar os seus filmes, a exemplo de Chaplin. A experiência, porém, não lhe foi rentável. 
Actuou, entre 1903 e 1944, em mais de 95 filmes. Os seus filmes mais conhecidos são “The Strong Man” (1926) e “Tramp, Tramp, Tramp” (1926), ambos dirigidos por Frank Capra. Foi um grande parceiro de Oliver Hardy.
Harry Langdon faleceu aos 60 anos, vítima de hemorragia cerebral. O seu túmulo está localizado no Grand View Memorial Park, em Los Angeles.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...