terça-feira, 30 de junho de 2020

30 DE JUNHO - GEORGI BEREGOVOI


EFEMÉRIDE - Georgi Timofeyevich Beregovoi, cosmonauta soviético, morreu em Moscovo no dia 30 de Junho de 1995. Nascera em Fedorovka, em 15 de Abril de 1921.
Georgi ingressou na Força Aérea Soviética, em 1941, e foi logo enviado para voar na unidade voadora de ataque terrestre, Ilyushin Il-2 Shturmovik. Voou em 185 combates, durante a Segunda Guerra Mundial, e subiu rapidamente nas classificações. No final da guerra tinha o posto de capitão, comandante de esquadrão. Foi condecorado como Herói da União Soviética.
Tornou-se piloto de testes e, durante 16 anos, voou em sessenta aeronaves diferentes, subindo à patente de coronel e à posição de chefe do departamento de testes da força aérea. Em 1962, inscreveu-se, e foi aceite, no programa de treino de cosmonautas.
O voo de Beregovoi na Soyuz 3 foi malsucedido, uma vez que não conseguiu unir-se, em órbita, com a nave Soyuz 2, não tripulada (26 de Outubro de 1968). Ele, entretanto com 47 anos, nunca mais foi seleccionado para voar noutra missão.
Em 22 de Janeiro de 1969, convidado para uma cerimónioa oficial no Kremlin, foi ferido numa tentativa de assassinato que visava Leonid Brejnev, levada a cabo pelo oficial soviético Viktor Ilyin, que viria a ser internado num hospital psiquiátrico. 
Posteriormente, Georgi Beregovoi assumiu funções no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin e, em 1972, tornou-se director deste departamento.
Faleceu em 1995, de causas naturais, e foi sepultado no Cemitério Novodevichy em Moscovo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...