quinta-feira, 18 de junho de 2020

18 DE JUNHO - BLAKE SHELTON


EFEMÉRIDE - Blake Tollison Shelton, cantor norte-americano de música country, nasceu em Ada, Oklahoma, no dia 18 de Junho de 1976. O seu 6º álbum de estúdio, “Red River Blue”, alcançou a liderança da tabela musical Billboard 200, com 116 mil cópias vendidas na semana de lançamento. Actualmente, é um dos jurados do programa “The Voice USA”.
A mãe era proprietária a de um salão de beleza e o pai era vendedor de carros usados. Blake Shelton começou a cantar aos 12 anos de idade, quando recebeu o seu primeiro instrumento musical, uma guitarra, que um tio lhe ensinou a tocar. Aos 15 anos, escreveu a sua primeira canção e, aos 16, conquistou o seu primeiro prémio, o Denbo Diamond Award, no seu estado natal.
Em Novembro de 1990, perdeu o irmão Richie, de 24 anos, num trágico acidente de automóvel. Após a sua formatura aos 17 anos, mudou-se para Nashville, Tennessee, em busca de sucesso para a sua carreira. Conseguiu o primeiro emprego numa gravadora e, em 1997, com a ajuda de Bobby Braddock, assinou o seu primeiro contrato com a Sony Music.
Em 2001, o seu single “Austin” teve grande êxito, permanecendo cinco semanas em 1º lugar na classificação da Billboard Hot Country Songs. O seu primeiro álbum recebeu um Disco de Ouro, com duas canções que atingiram o Top20.  
Em Novembro de 2003, após um longo namoro, casou-se com Kaynette Gern. Separaram-se em 2006.
Em 2005, Shelton conheceu a cantora country Miranda Lambert, no Greatest Duets Concert. Em Maio de 2010, após quatro anos de relacionamento, pediu a aprovação e a bênção do pai de Miranda. Acabaram por se casar em Maio do ano seguinte, em Boerne, no Texas.
Em Janeiro de 2012, faleceu-lhe o pai, aos 71 anos.  Juntamente com Miranda, fez a música “Over You”, que recebeu inúmeros prémios, incluindo o de Música do Ano de 2012. Também foi premiada com o Single e Música do Ano, pela Academy of Country Music Awards, em 2013.
Em Julho de 2015, Shelton e Miranda anunciaram o divórcio. Fizeram uma nota a imprensa pedindo privacidade e respeito pelo difícil momento nas suas vidas pessoais.
Em Novembro de 2015, durante as gravações do “The Voice USA”, conheceu Gwen Stefani e vivem juntos desde então.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...