quinta-feira, 4 de junho de 2020

4 DE JUNHO - LANE CHANDLER


EFEMÉRIDE - Lane Chandler, actor de cinema norte-americano, que iniciou a sua carreira na era do cinema mudo, actuando também na era sonora e na televisão, nasceu em Culbertson no dia 4 de Junho de 1899. Morreu em Los Angeles, em 14 de Setembro de 1972. 
Especializado em westerns, trabalhou em 389 filmes, entre 1921 e 1971. O seu verdadeiro nome era Robert Chandler Oakes. Era filho de um criador de cavalos. Ainda era criança, quando a família se mudou para Helena, Montana, onde ele estudou. Frequentou o Montana Wesleyan College e, mais tarde, passou a fazer parte do Rocky Mountain College, mas saiu para ir conduzir um autocarro de turismo, no Yellowstone National Park
No início dos anos 1920, mudou-se para Los Angeles e começou a trabalhar como mecânico. Mediante as suas experiências de vida, crescendo num rancho de cavalos, começou a actuar em pequenos papéis de westerns em 1925, pela Paramount Pictures
Os executivos do estúdio sugeriram a mudança de nome para Lane Chandler e actuou ao lado de estrelas da época, como Clara Bow, Greta Garbo, Betty Bronson e Esther Ralston. A sua primeira actuação, ainda como extra, tinha sido em “The Idle Class”, de Charles Chaplin, em 1921, mas o seu primeiro papel creditado foi em “Open Range”, de 1927, ao lado de Betty Bronson. 
Durante a era muda, teve papéis importantes. Porém, com a chegada do cinema sonoro, começou a trabalhar mais em papéis coadjuvantes, como em “The Great Mike”, de 1944. Com o advento da televisão, actuou em várias séries, tais como “The Lone Ranger”, “The Adventures of Wild Bill Hickok”, “Lawman”, “Have Gun - Will Travel”, “Rawhide”, “Maverick”, “Cheyenne” e “Gunsmoke”. Continuou a actuar na TV e nos filmes durante 1966, até se aposentar confortavelmente, devido a sua participação em trabalhos de publicidade. 
O seu último filme foi “One More Train to Rob”, lançado em Junho de 1971, em que fez um pequeno papel não creditado. 
Faleceu vítima de doença cardiovascular, aos 73 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...