quinta-feira, 25 de junho de 2020

25 DE JUNHO - NUNO RESENDE


EFEMÉRIDE - Nuno Guilherme de Figueiredo Resende, cantor português, nasceu no Porto em 25 Junho de 1973.
Filho único, frequentou uma escola francesa no Porto, a partir dos 5 anos. Quando tinha doze anos, a família instalou-se na Bélgica, onde ele continuou os estudos na Escola Europeia de Bruxelas. Participou em torneios desportivos, como, por exemplo, no Torneio de Ténis de l’Espérance. Entre 1993 e 1996, frequentou a École d’Éducation Physique, tendo completado o curso de professor de educação física. Seguidamente, lançou-se na carreira musical.
Formou vários grupos musicais de hard rock. Nessa época, em 1997, participou no concurso televisivo de jovens talentos “Pour La Gloire” na RTBF (televisão pública francófona belga). Em 1998, o músico Alec Mansion criou um grupo de que Nuno fez parte: La Teuf. Em 2000, o grupo participou na selecção belga para o Festival Eurovisão da Canção 2000, com o título “Soldat de l’amour”, tendo sido eliminado na final.
Em 1999, fez parte do elenco da comédia musical “La Belle et la Bête”, na qual desempenha o papel de Gontrand. No mesmo ano, integrou o grupo Apy, que gravou uma versão de “Banana Split de Lio”, que foi duplo disco de ouro e de platina.     
De 2000 até fins de 2002, Nuno Resende foi duplo em “Roméo et Juliette, de la haine à l’amour” de Gérard Presgurvic. O grupo alcançou um NRJ Music Award da Canção Francófona do Ano, em 2001.
Nuno Resende foi um dos artistas do single de 2002 “Un seul mot d’amour”, junto com Clémence Saint-Preux, Pino Santoro e Philippe d’Avilla. O disco alcançou o 48º lugar do hit parade francês e o 20º. lugar do belga. No mesmo ano, o trio composto por Pino Santoro, Philippe d’Avilla e Nuno Resende, cantou “J’suis p’tit”, que alcança o 34º lugar do hit parade belga.
Em 2003, participou na comédia musical “Les Demoiselles de Rochefor”. Deste espectáculo, foi publicado em single a canção “Ma Seule chanson d’amour” por Frédérica Sorel e Florent Neuray. A face B é “Une Proposition honnête” interpretada por Nuno Resende, Frédérica Sorel e Mélanie Cohl.
Alec Mansion e Frédéric Zeitoun compuseram a canção “Le Grand Soir”, que Nuno defendeu no Festival Eurovisão da Canção 2005, em representação da Bélgica. A canção, que não chega à final, visto ter sido eliminada na meia-final, foi publicada em single e ficou classificada em 23º lugar na Bélgica.
Em 2007, participou no espectáculo musical “Aladin”, no qual teve o papel principal, contracenando com Florence Coste. Esta comédia musical apresentou-se no Palais des Congrès de Paris, e nas Salas Zénith de França. Interpretou em duo o respectivo single “On se reconnaîtra”.
De Setembro de 2008 a Janeiro de 2009, desempenhou o papel de Roger, na comédia musical “Grease”, no teatro Comédia de Paris. A produção foi nomeada para os Globes de Cristal em 2009.
Em 2012, desempenha o papel de Snake em “Adam et Ève: La Seconde Chance”, comédia musical de Pascal Obispo. Apesar do êxito obtido no Palais des Sports de Paris durante 2 meses, o grupo anulou o prosseguimento por falta de meios.
Em Outubro de 2012, juntou-se à trupe do espectáculo musical “Erzsebeth” de Stéphane e Brigitte Decoster, inspirado na vida de Isabel Bathory. Nuno encarnou o papel de Thurzo.
Participou na segunda temporada da emissão “The Voice, la plus belle voix”. Integrou a equipa de Florent Pagny, tendo atingido a final. Terminou em terceiro, a seguir a Olympe e Yoann Fréget. Fez parte dos oito candidatos qualificados para o “The Voice Tour”, que se apresentou nas Salas Zénith de França, no Palais Omnisports de Paris-Bercy e no Líbano.
Durante o Verão, foi convidado para diversos festivais, nomeadamente para o Festival off de Avinhão, onde interpretou vários standards da canção francesa e internacional.
Em Janeiro de 2014, encarnou Maître Grigri, alias Grilo Falante, em “Pinocchio, le spectacle mvvausical” de Marie-Jo Zarb e Moria Némo, integrado num elenco em que participavam, nomeadamente, Vanessa Cailhol, Pablo Villafranca e Sophie Delmas, no Théâtre de Paris.
Em 2014, participou no grupo Latin Lovers, juntamente com Damien Sargue e Julio Iglesias Jr. Retomaram a canção “Vous les femmes”, de Julio Iglesias. Em Junho desse ano, foi publicado um álbum do grupo. Em Outubro, desempenhou o papel de Idole, em “Salut les copains”.
Nuno participa regularmente em concertos caritativos. Em 2012, cantou no “Foot concert”, criado por Michaël Jones e Joël Bats, em proveito da Associação Huntington Avenir.
Em 2013, subiu igualmente ao palco, junto com Yannick Noah, durante um concerto para a associação Les Enfants de la Terre. Participou no evento “Freddie for a day” organizado pelo Mercury Phoenix Trust, que recolhe fundos para as associações de luta contra a Sida. Integra igualmente o colectivo de artistas “Les grandes voix des comédies musicales chantent pour les enfants hospitalisés”, participando no single “Un faux départ”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...