sábado, 20 de junho de 2020

20 DE JUNHO - PAULO BENTO


EFEMÉRIDE - Paulo Jorge Gomes Bento, ex-jogador e actual treinador de futebol português, nasceu em Lisboa no dia 20 de Junho de 1969. É o actual treinador da Selecção Sul-Coreana.
Enquanto jogador, ocupava a posição de médio defensivo. Começou nas escolas do SF Palmense, seguindo a carreira profissional no SL Benfica. Seguiram-se o CF Estrela da Amadora, o Vitória SC de Guimarães, novamente o Benfica, o Real Oviedo e por fim o Sporting CP, onde encerrou a sua carreira futebolística.
Foi 35 vezes internacional por Portugal, estreando-se com a camisola da Selecção Nacional em Janeiro de 1992, com um empate 0-0 contra a Espanha, e finalizou a sua carreira internacional no infeliz 0-1 contra Coreia do Sul, em Junho de 2002, resultado que ditou o afastamento de Portugal do Campeonato do Mundo de 2002, ainda na fase de grupos. Encerrou a carreira de jogador em 2004, aos 34 anos.
Depois de anunciar o fim da carreira num comunicado emotivo, tornou-se treinador da equipa júnior do Sporting. Nessa mesma época, conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, trabalhando com uma equipa de grande potencial. Depois do despedimento de José Peseiro, foi chamado a treinar a equipa sénior do Sporting.
Conquistou - em 4 épocas - 4 segundos-lugares consecutivos, sempre atrás do FC Porto, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.
Em Setembro de 2010, Paulo Bento, então com 41 anos, foi designado como novo seleccionador nacional, com o contrato previsto para terminar em 2012. Estreou-se na selecção com uma vitória por 3-1 contra a Dinamarca, num jogo de apuramento para o Europeu 2012. Nova vitória frente à selecção da Islândia por 3-1, deu nova confiança à selecção nacional, que terminou o ano de 2010 no segundo lugar da fase de apuramento. Em 17 de Novembro, levou Portugal a uma vitória histórica sobre a Espanha, campeã do mundo, por expressivos 4-0, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Conseguiu um apuramento sofrido para o Euro 2012, no qual Portugal ficou no “"grupo da morte”, com a Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.
Foi o treinador mais jovem a participar nesta edição do Campeonato Europeu. Portugal conseguiu o apuramento para os quartos-de-final, onde jogou com a República Checa, com uma vitória por 1-0, passando às as meias-finais, onde jogou com a Espanha, conseguindo anular a Campeã do Mundo e da Europa com uma excelente exibição, perdendo apenas nos pênaltis.
Em Abril de 2014, a Federação Portuguesa de Futebol prolongou o seu contrato até ao fim da fase final do Euro 2016. Entretanto, em Setembro, após derrota contra à Albânia, em Aveiro, na primeira partida das qualificações para o Campeonato Europeu de 2016, a F.P.F. decidiu rescindir o contrato com ele.
Em Maio de 2016, o Cruzeiro EC do Brasil anunciou a sua contratação até Dezembro de 2017. Estreou-se na segunda volta do Campeonato Brasileiro de 2016, com um empate frente ao Figueirense FC. Duas jornadas depois, foi expulso do campo nos momentos finais da partida contra o América Mineiro, por discutir com o treinador adversário, que também foi expulso. Mesmo com a equipa ainda em formação e terminando a partida com oito jogadores em campo, Paulo Bento venceu o seu primeiro clássico estadual como treinador do clube.
Foi dispensado no mês seguinte, um dia após a equipa ser derrotada no seu estádio por 1–2, resultado que deixou o clube na penúltima posição do Campeonato Brasileiro, naquela jornada.
Em Agosto de 2016, Paulo Bento foi confirmado como treinador do Olympiacos FC, tendo saído em Março do ano seguinte.  
Em Agosto de 2018, foi contratado como novo treinador da Selecção Sul-Coreana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...