domingo, 28 de junho de 2020

28 DE JUNHO - FRANK ZANE


EFEMÉRIDE - Frank Zane, ex-profissional de fisiculturismo norte-americano, nasceu em Kingston, Pensilvânia, no dia 28 Junho de 1942. Além de fisiculturista, é escritor e proprietário de uma clínica de reabilitação para fisiculturistas, chamada Zane Heaven.
Frank Zane foi um dos atletas mais próximos do padrão considerado ideal, com avançada simetria e qualidade muscular. Em 1970, ganhou o título de Mr. Universo como amador, no último ano em que Arnold Schwarzenegger venceu como profissional.
A partir da idade de 14 anos, Frank interessou-se pelo modalidade. Comprou um conjunto de halteres e começou a treinar no ginásio da escola. Os rápidos resultados, devidos à sua genética apropriada, fizeram com que Zane desse continuidade ao desporto. Depois de terminar a escola, ganhou vários campeonatos e, então, ofereceram-lhe uma bolsa para a Wilkes University, pelas suas qualidades atléticas. Formou-se como professor de Ciências, em 1964.
Em 1966, mudou-se para a Flórida, onde conheceu a sua futura esposa, Christine, com quem se casou no ano seguinte. Christine tinha apenas começado a faculdade e Frank estava a ensinar numa escola local, onde também estudava uma irmã de Christine. Frank já treinava há 10 anos e tinha ganho vários títulos de prestígio. Em 1977, obteve o bacharelado em Psicologia na Universidade da Califórnia (Los Angeles) e, em 1990, obteve um mestrado em Psicologia experimental.
Depois de ganhar o título de Mr. Universo várias vezes, Zane abriu a sua própria academia, em Palm Springs, onde trabalhou como personal trainer e, depois de se aposentar, mudou-se para uma fazenda isolada no deserto da Califórnia. Esse local foi chamado de Zane’s Heaven (Paraíso de Zane), onde inúmeras pessoas ao redor do mundo, incluindo fisiculturistas, iam treinar e procurar saúde física e mental.
Frank já publicou vários livros sobre fisiculturismo, onde focou a importância da meditação, do relaxamento e da qualidade de vida.
Em 2005, lançou o seu site, onde aconselha fãs de todo o mundo sobre treinos e nutrição. Reside com a esposa na Califórnia.
Frank Zane conquistou, em 1965, o título de Mr. Universo e, um ano depois, foi vencedor do Mr. América. Em 1968, conquistou novamente o título de Mr. América, em Nova Iorque, uma semana depois de derrotar Arnold Schwarzenegger no Mr. Universo, em Miami. Ganhou em 1969, em Bruges (Bélgica), o Título Mundial. Voltou a vencer o Mr. Universo em 1970 e 1972.
Zane conquistou por três vezes o Mr. Olympia. O seu reinado representou uma mudança na ênfase da estética em detrimento do volume corporal, e a sua constituição ainda é avaliada por muitos como o corpo idealizado pelos escultores do período clássico greco-romano.
Apesar da sua altura (1m75), atingiu a excelência no mundo da musculação. As suas vitórias em fisiculturismo tiveram grande mérito, pois - com os seus 82 quilos - durante as competições, foi capaz de derrotar homens que, com a mesma altura, tinham 10 ou 15 quilos a mais.
No Mr. Olympia de 1980, na Austrália, houve o retorno inesperado de Arnold Schwarzenegger. Zane considerou a vitória do adversário controversa, tendo ficado em terceiro lugar, atrás de Arnold e de Chris Dickerson. Dois anos depois, terminou em segundo lugar, novamente atrás de Chris Dickerson.
Em 1983, aposentou-se das competições, ficando em 4 º lugar, atrás de Samir Bannout, Makkawy Mohamed e Lee Haney. Foi a sua despedida como profissional da modalidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...