domingo, 1 de dezembro de 2019

1 DE DEZEMBRO - CEZAR PETRESCU


EFEMÉRIDE - Cezar Petrescu, jornalista, tradutor e escritor romeno, nasceu em Cotnari no dia 1 de Dezembro de 1892. Morreu em Bucareste, em 9 de Março de 1961. 
Inspirou-se nas obras de Honoré de Balzac, tentando escrever uma colecção de romances que espelhasse “A Comédia Humana” daquele escritor francês. Esteve também sob influência da crítica do “Sămănătorul”, da sociedade romena. 
Enquanto jornalista, Cezar Petrescu tornou-se conhecido como um dos editores da revista “Gândirea”, ao lado de Nichifor Crainic e Lucian Blaga. Durante muito tempo, foi membro do Partido Nacional dos Agricultores e escreveu frequentemente para os seus meios de comunicação, em especial para o “Aurora”. 
As suas obras principais consistem em romances, como “Întunecare” (“Escuridão”, 1928), “Calea Victoriei” (o nome de uma avenida de Bucareste, 1930), “Dumenica orbului” (“O Domingo do Cego”. 1934) e “Noi vrem pământ” (“Queremos terra”, 1938).
Apesar da sua obra prolífica, enquanto romancista, Petrescu é lembrado principalmente pelos seus livros infantis, como “Fram, ursul polar” (“Fram, o urso polar”).  
As obras de Cezar Petrescu compreendem cerca de setenta volumes - romances, novelas, peças de teatro, prosa fantástica e literatura para crianças, estudos, notas de viagem e memórias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...