quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

5 DE DEZEMBRO - RUY LUÍS GOMES


EFEMÉRIDE - Ruy Luís Gomes, matemático português, nasceu no Porto em 5 de Dezembro de 1905. Morreu na mesma cidade em 27 de Outubro de 1984. 
Ruy Luís Gomes concluiu o curso complementar de Ciências no Liceu Central de José Falcão, em Coimbra, em 1922. Frequentou em seguida o Curso de Ciências Matemáticas na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, tendo concluído a licenciatura em 1926, com a classificação de 20 valores. 
Foi nomeado assistente da mesma faculdade ainda nesse ano. Doutorou-se pela Universidade de Coimbra em 1928, com a tese “Sobre o desvio das trajectórias dum sistema holónomo”. Candidatou-se em 1929 a um lugar de professor catedrático, ainda na mesma universidade, tendo sido admitido a concurso. Este desenrolar-se-ia, de 1929 a 1933. Entretanto, Ruy Luís Gomes aceitou um convite que lhe foi dirigido pela Universidade do Porto para ser assistente na respectiva Faculdade de Ciências. Em 1933, abriu um concurso para professor da secção de Matemática daquela faculdade, ao qual Ruy Luís Gomes concorreu e cujo lugar lhe foi atribuído. 
Ruy Luís Gomes foi director do Gabinete de Astronomia e co-fundador do Observatório Astronómico da Universidade do Porto. Foi também co-fundador da Sociedade Portuguesa de Matemática, em 1940. Em 1941, apresentou ao Instituto para a Alta Cultura uma proposta de criação do Centro de Estudos Matemáticos do Porto (actual Centro de Matemática da Universidade do Porto). Este foi fundado em 1942 e Ruy Luís Gomes foi o seu director até 1947.
Em 1943, juntamente com António Aniceto Monteiro e Aureliano de Mira Fernandes, criou a Junta de Investigação Matemática, uma associação privada de cientistas, sem financiamento público.
Em 1947, Ruy Luís Gomes foi demitido de professor catedrático da Universidade do Porto. Foi afastado do serviço pelo Ministro da Educação, Fernando Pires de Lima, por ter reclamado contra a prisão de uma aluna sua pela PIDE (polícia política).
Entre 1945 e 1957 Ruy Luís Gomes esteve preso em - pelo menos - dez ocasiões, devido à sua actividade política. Foi vice-presidente da Comissão Distrital do Porto da Candidatura do General Norton de Matos à Presidência da República, em 1949. Presidiu à Comissão Central do Movimento de Unidade Democrática até à sua extinção, em 1956. Este movimento apresentou-o como candidato à Presidência da República em 1951. Esta candidatura acabou por ser rejeitada pelo Conselho de Estado. 
Ruy Luís Gomes exilou-se na América do Sul. Foi docente na Universidade de Bahia Blanca, na Argentina, de 1958 a 1962, e na Universidade de Pernambuco, no Recife (Brasil), de 1962 a 1974, tendo-lhe sido atribuído o título de Professor Emérito daquela universidade, em 1978. 
Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, tendo-se tornado no primeiro reitor da Universidade do Porto, após aquela revolução. Jubilou-se em 5 de Dezembro de 1975, tendo sido então nomeado reitor honorário da Universidade do Porto. Foi o primeiro presidente da Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Matemática, em 1980/1981. Faleceu vítima de enfarte do miocárdio.
Fundou, em 1975, juntamente com personalidades como Corino de Andrade e Nuno Grande, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
Em 1981, recebeu a Ordem da Amizade dos Povos da União Soviética. Ainda no mesmo ano, foi-lhe atribuída a Medalha de Serviços Científicos, no Brasil. Em Abril de 1982, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade
Em 5 de Dezembro de 2005, a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Física e a Universidade do Porto organizaram uma conferência para assinalar o centenário do seu nascimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...