quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

18 DE DEZEMBRO - BORIS VOLYNOV


EFEMÉRIDE - Boris Valentinovich Volynov, cosmonauta soviético que voou nas missões Soyuz 5 e Soyuz 21, nasceu em Irkutsk no dia 18 de Dezembro de 1934
Fez a sua escolaridade na escola de Prokopievsk. Diplomou-se na Escola de Aviação Militare nº 24 de Pavlodar, em 1953. Depois, ingressou na Alta Escola Militar de Aviação Kachin de Volgograd, em 1956. Graduou-se na Academia Soviética de Engenharia Militar, sendo coronel da Força Aérea Soviética.
Serviu nas Forças de Defesa Antiaérea da Federação Russa, pilotando o caça MiG-17. Em Maio de 1960, integrou o corpo de cosmonautas e seguiu os treinos de voo na nave espacial Vostok
Em Janeiro de 1969, voou a bordo da Soyuz 5, como comandante.  Partiu com Yevgeny Khrunov e Aleksei Yeliseyev, regressando à Terra dias depois. Os seus dois companheiros voltaram na Soyuz 4. Boris teve um regresso dramático, com vários problemas técnicos. Ele registou calmamente as suas observações «que facilitariam a vida à comissão de inquérito, depois de uma missão que - ele acreditava - iria ser fatal». Felizmente, enganou-se e a nave retoma a normalidade. A aterragem foi, porém, tão dura, que as cintas de segurança, que o sustinham, romperam-se. Foi projectado contra a parede da cabina, partindo vários dentes. 
Em 6 de Julho de 1976, passou 40 dias a bordo da estação Salyut 5 onde chegou a bordo da Soyuz 21. Regressou ao nosso planeta, em 24 de Agosto. 
Em 1982, foi piloto de ensaios experimental e pilote instrutor. Após ter saído do programa espacial em 1983, passou oito anos no cargo de administrador sénior do Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas.
Reformou-se em Maio de 1990. Juntamente com a família, habita - há trinta anos - na Cidade das Estrelas.
Entre muitas homenagens e condecorações recebidas por Volynov, salientam-se:   o título de Herói da União Soviética (1960 e 1976) e a Ordem de Lenine, nos mesmos anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...