sábado, 7 de dezembro de 2019

7 DE DEZEMBRO - RUBE GOLDBERG


EFEMÉRIDE - Reuben “Rube” Garrett Lucius Goldberg, engenheiro, desenhador, cartoonista e escultor norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 7 de Dezembro de 1970.  Nascera em San Francisco em 4 de Julho de 1883. 
De origem judaica, Goldberg diplomou-se como engenheiro na Universidade de Berkeley, em 1904, e - durante seis meses - foi contratado pelo município de San Francisco, trabalhando no projecto do sistema de esgotos da sua cidade natal. 
Abandonou a carreira de engenheiro e logo começou a trabalhar como cartoonista do jornal “San Francisco Chronicle”. No ano seguinte, foi contratado pelo “San Francisco Bulletin”, onde permaneceu até 1907, ocupando-se da ilustração da rubrica desportiva. Naquele mesmo ano, mudou-se para Nova Iorque. 
Desenhou charges para vários jornais nova-iorquinos, incluindo o “New York Evening Journal” e o “New York Evening Mail”. Para o “Mail”, entre 1907 e 1915, criou várias tiras. Também para o “Mail”, criou em 1915 a tira dominical “Boob McNutt”, que seria publicada até 1934. Os seus trabalhos começaram a ser distribuído pelos sindicatos de imprensa em 1915, o que cimentou a sua popularidade em todo o país.
Apesar de todas estas séries terem sido muito populares, a que lhe deu fama duradoura foi “Inventions of Professor Lucifer Gorgonzola Butts”. Uma ideia da importância desta série na história da banda desenhada pode ser dada pelo facto de, em 1995, ‘As Invenções de Rube Goldberg’ terem sido uma das 20 tiras incluídas no “Comic Strip Classics”, série comemorativa de selos postais dos Estados Unidos. 
Durante os anos 1920, Goldberg continuou a criar novas histórias. Mais tarde, na década de 1930, surgiu “Lala Palooza e Brad and Dad”. 
O seu trabalho não se limitou a desenhos humorísticos. Ilustrou também artigos em vários jornais e participou em várias campanhas publicitárias para empresas como a Pepsi Cola. Em 1948, foi premiado com o Prémio Pulitzer pelas suas charges publicadas no “The New York Sun”. 
Também trabalhou no cinema, escrevendo o guião para o filme “Soup to Nuts”, realizado por Benjamin Stoloff, e até actuou num curta-metragem sobre si mesmo, “Travelgag Rube Goldberg”, com realização de Leslie Roush. 
Em 1945, participou na fundação da National Cartoonists Society, da qual se tornou presidente um ano mais tarde. O prémio principal criado por esta instituição, o Prémio Reuben chama-se assim por causa do primeiro nome de Goldberg.
Mais tarde, Goldberg foi contratado pelo “New York American Journal, onde trabalhou até à sua reforma em 1964. Durante sua aposentadoria, manteve-se ocupado, fazendo esculturas em bronze. Foram organizadas várias exposições sobre o seu trabalho. A última que teve em vida foi em 1970, no Museu Nacional de História Americana, em Washington. Poucos meses depois, faleceu com 87 anos, tendo sido sepultado no cemitério Mount Pleasant em Hawthorne, Nova Iorque.
Além do Prémio Pulitzer em 1948, foi ainda galardoado com o Gold T-Square Award em 1955, o Prémio Reuben em 1967 e, postumamente, em 1980, o Gold Key Award (Hall da Fama).
Estava casado com Irma Seeman, desde 1916. O casal, que habitava no Central Park, teve dois filhos: Thomas que se tronou pintor e George que viria a ser produtor teatral. A esposa faleceu em 1990, com 95 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...