segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

30 DE DEZEMBRO - HILDA MAIA VALENTIM


EFEMÉRIODE - Hilda Maia Valentim, também conhecida como Hilda Furacão, famosa prostituta brasileira, nasceu no Recife em 30 de Dezembro de 1930. Morreu em Buenos Aires no dia 29 de Dezembro de 2014.
Hilda foi a mulher em que o romancista Roberto Drummond se inspirou, para escrever o livro “Hilda Furacão”, grande sucesso de vendas, logo após a exibição de uma mini-série com o mesmo título.
Hilda migrou, muito pequena e com a família, para a capital mineira. Na juventude, tornou-se famosa, no seu meio, como a prostituta Hilda Furacão, nome este ganho pela sua reputação de mulher de pouca paciência, gerando muitas brigas entre os seus clientes e colegas. 
Frequentando a zona boémia de Belo Horizonte, mais precisamente o Hotel Maravilhoso, na rua Guaicurus, conheceu o jogador Paulo Valentim que, nessa época jogava, no Clube Atlético Mineiro, com quem se casou, no final da década de 1950. Com Paulo, morou em Buenos Aires, em São Paulo e na Cidade do México, acompanhando sempre o marido, que jogou no C. A. Boca Juniors, no São Paulo F.C. e no C. F. Atlante
Após a aposentação do marido como jogador, o casal fixou residência em Buenos Aires, pois Valentim, quando jogador do Boca, tornou-se um ídolo da torcida. 
Ficou viúva de Paulo em 1984 e, após a morte do seu filho Ulisses, a mulher que foi a ‘primeira-dama’ da zona mineira e também a ‘primeira dama’ da torcida do Boca Juniors foi morar num lar para idosos no bairro Barracas, em Buenos Aires. 
Morreu na véspera de completar 84 anos. Sofria de problemas respiratórios e renais, falecendo de «morte natural», segundo a assistente social do lar em que viveu os seus últimos dias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...