sábado, 28 de dezembro de 2019

28 DE DEZEMBRO - JOHNNY OTIS


EFEMÉRIDE - Johnny Otis, de seu verdadeiro nome Ioannis Alexandres Veliotes, músico norte-americano de blues e rhythm and blues, baterista, pianista, vibrafonista, cantor, compositor, líder de banda e empresário, nasceu em Vallejo, na Califórnia, em 28 de Dezembro de 1921. Morreu em Los Angeles no dia n 17 de Janeiro de 2012. Foi um dos mais importantes personagens brancos da história do rhythm & blues, contribuindo para a sua popularidade.
Depois de tocar em orquestras de swing, fundou a sua própria banda em 1945. Com este grupo, viajou em tournée pelos Estados Unidos. como a “California Rhythm and Blues Caravan” (“Caravana do Rhythm and Blues da Califórnia”), coleccionando vários sucessos em 1952. 
Como produtor musical, descobriu vários artistas, tornando-se também um influente disc jockey em Los Angeles. Continuou a tocar, obtendo grande êxito em 1958, com “Willie and the Hand Jive”, que se tornaria a sua canção mais conhecida.
Nos anos 1960, Otis entrou para o jornalismo e depois para a política, não sendo muito bem sucedido. Continuou a tocar nos anos 1980, embora os seus inúmeros projectos paralelos o tenham mantido afastado dos palcos durante bastante tempo. 
Johnny Otis figura no Hall da Fama do Rock and Roll, desde 1994, e no Blues Hall of Fame, desde 2000.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...