segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

9 DE DEZEMBRO - MARGARET HAMILTON


EFEMÉRIDE - Margaret Brainard Hamilton, actriz norte-americana que participou no filme “O Feiticeiro de Oz”, de 1939, nasceu em Cleveland no dia 9 de Dezembro de 1902. Morreu em Salisbury (Connecticut)., em 16 de Maio de 1985.
Margaret começou no teatro em 1923, na cidade onde estudava. Antes de se dedicar exclusivamente à carreira de actriz, estudou em Boston e formou-se como professora primária. 
A vida de actriz começou para ela em 1933 e ficou a dever-se, sobretudo, às suas características, que fugiam ao estereótipo das actrizes glamourosas de Hollywood. Ela acabou por criar uma imagem, que quase sempre representava nos filmes - a de ‘tia solteirona’, extremamente pragmática e impaciente. Margaret nunca assinou contratos com estúdios e esforçava-se para trabalhar o máximo possível, para se poder sustentar a si e ao seu filho. 
Em 1939, actuou no filme “The Wizard of Oz”, pelo qual é mais lembrada. Fazia o papel de bruxa má.
Hamilton actuou muito em papéis de coadjuvante até 1950, quando passou a trabalhar apenas esporadicamente. A partir dessa época, começou a envolver-se em causas sociais a favor das crianças e dos animais. 
Actuou, durante a sua carreira, no teatro (peças e comédias), no cinema, na rádio, na ópera e na televisão (programas, telefilmes e séries). Trabalhou até 1982. 
Casou-se uma única vez, em 1931, e como logo depois se iniciou no cinema, o casamento deteriorou-se, acabando por se divorciar em 1938. Teve um filho, que criou sozinha e que veio a dar-lhe três netos. Viveu a maior parte da sua vida em Manhattan, Nova Iorque.
Morreu aos 82 anos, enquanto dormia. Sofria da doença de Alzheimer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...