sábado, 21 de dezembro de 2019

21 DE DEZEMBRO - JOHN G. AVILDSEN


EFEMÉRIDE - John Guilbert Avildsen, realizador de cinema norte-americano, nasceu em Oak Park, Illinois, em 21 de Dezembro de 1935. Morreu em Los Angeles no dia 16 de Junho de 2017. Era também conhecido por Danny Mulroon.
Conquistou os Oscars de Melhor Filme e de Melhor Realizador em 1977, com “Rocky” e ficou também muito conhecido pela realização da série de filmes “Karate Kid”. Foi igualmente nomeado para alguns dos principais prémios cinematográficos (Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, entre outros). 
Formou-se na Escola Hotchkiss e na Universidade de Nova Iorque. Inicou a sua carreira no cinema como operador-chefe, montador e assistente de realização. 
Em 1967, Avildsen começou na realização, mas só obteve o seu primeiro grande sucesso três anos mais tarde, com “Joe”, um drama interpretado por Peter Boyle e Susan Sarandon. Depois, dirigiu Jack Lemmon em “Salvem o Tigre”.
Em 1976, realizou um filme com um actor estreante. Esse actor era Sylvester Stallone e o filme chamava-se “Rocky”. Valeu-lhe dois Oscars.  Em 1984, “The Karate Kid” fê-lo reencontrar os cumes da fama. 
A partir dos anos 1990, passou por tempos difíceis, fazendo apenas quatro filmes, entre eles “Rocky V”. John G. Avildsen viria a falecer aos 81 anos, vítima de cancro no pâncreas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...