terça-feira, 10 de dezembro de 2019

10 DE DEZEMBRO - NELLY SACHS


EFEMÉRIDE - Leonie Nelly Sachs, escritora germano-sueca de origem judia, nasceu em Schöneberg (Berlim) no dia 10 de Dezembro de 1891. Morreu em Estocolmo, em 12 de Maio de 1970. Traduziu também para alemão algumas antologias de poesia sueca. 
Começou a escrever poemas aos 17 anos. Viveu dolorosamente as perseguições nazis e conseguiu escapar ao regime em 1940, graças à escritora Selma Lagerlöf cuja obra a fascinava desde muito jovem e com a qual mantinha uma relação epistolar. Assim, encontrou refúgio, com a mãe, em Estocolmo, onde ficaria até ao fim da vida.  Vários membros da sua família foram vítimas dos campos nazis.
Os terrores que viveu e o drama dos campos de concentração marcaram-na profundamente e alteraram-lhe mesmo a saúde mental, mas a sua obra fará dela um dos maiores poetas do século XX.
As suas experiências, resultantes da ascensão do nazismo na Segunda Guerra Mundial, transformaram-na numa porta-voz da tristeza e dos anseios dos seus companheiros judeus.
A sua peça mais conhecida é “Eli: Ein Mysterienspiel vom Leiden Israels” (1950). Outros trabalhos seus incluem os poemas “Zeichen im Sand” (1962), “Verzauberung (1970), e as recolhas de poesia “In den Wohnungen des Todes” (1947),    Flucht und Verwandlung” (1959), “Fahrt ins Staublose” (1961) e “Suche nach Lebenden (1971).
Recebeu o Prémio Nobel de Literatura de 1966, juntamente com o escritor israelita Shmuel Yosef Agnon. A cidade de Dortmund criou em sua homenagem, desde 1961, o Prémio Nelly Sachs

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...