terça-feira, 3 de dezembro de 2019

3 DE DEZEMBRO - FRANCE PREŠEREN


EFEMÉRIDE - France Prešeren, poeta esloveno, nasceu em Vrba no dia 3 de Dezembro de 1800. Morreu em Kranj, em 8 de Fevereiro de 1849. A sua poesia, com intensa emotividade, fez dele o mais conhecido poeta romântico do seu país.
Era oriundo de uma família de camponeses. A mãe queria que ele se tornasse padre, mas France preferiu estudar Filosofia e depois Direito, numa universidade de Viena. Após se doutorar em Direito, conseguiu um emprego, como assistente num escritório de advogados, na cidade de Laibach (hoje, Ljubljana). Nunca se tornou um advogado autónomo. 
Escrevia poesia nos seus tempos livres. A sua obra mais famosa, “Sonetni Venec”, foi directamente inspirada pelo seu amor infeliz por Julija Primic e pela morte do poeta Matija Čop, seu grande amigo. Compreensivelmente, muitos dos seus versos falam de paixões agridoces. “Sonetni Venec” foi escrita num formato interessante: a última linha de cada soneto é a primeira linha do soneto seguinte, interligando os 14 poemas dessa obra como se tratasse de um colar. É possível também compor um 15º soneto com o primeiro verso de cada um dos 14. 
Ele era um escritor que sabia transmitir bem aquilo que sentia, através da escrita, a sua grande paixão. 
A sétima estrofe do seu poema “Zdravljica” (brinde, em esloveno) é, desde 1991, o hino nacional da Eslovénia. Os seus poemas foram traduzidos para várias línguas. Ele escreveu igualmente em alemão.
France Prešeren morreu aos 48 anos, vítima de cirrose, causada certamente pelo excesso de álcool que consumia. 
O dia 8 de Fevereiro, dia do seu falecimento, é feriado nacional na Eslovénia, conhecido como o ‘Dia de Prešeren’. A imagem dele também apareceu em notas de 1000 tolars. Há uma praça com o seu nome em Ljubljana, onde está uma estátua sua olhando para um baixo-relevo de Julija colocado num edifício próximo. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...