quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

11 DE DEZEMBRO - GIANNI MORANDI


EFEMÉRIDE - Gianni Morandi, de seu verdadeiro nome Gian Luigi Morandi, actor e cantor italiano, nasceu em Monghidoro, Emilia-Romagna, no dia 11 de Dezembro de 1944. É uma das mais conhecidas personalidades do show-business italiano das últimas quatro décadas.
O pai era activista do Partido Comunista Italiano e Gianni ajudava-o a vender os jornais do partido. Muito novo, começou a trabalhar como sapateiro e a vender bombons no cinema da vila. As suas qualidades vocais levaram-no a actuar em concertos locais.
Fez a sua estreia oficial em 1962 e rapidamente se tornou famoso, tendo ganho diversos festivais musicais em Itália, incluindo o Festival Canzonissima, em 1969. Em 1970, representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção, interpretando o tema “Occhi Di Ragazza” (“Olhos de rapariga”). 
A sua carreira entrou em declínio em meados dos anos 1970, mas voltou em força nos anos 1980. Gianni Morandi venceu o Festival de São Remo em 1987, classificou-se em segundo em 1995 e foi terceiro em 2000. 
Estima-se que tenha vendido mais de 30 milhões de LPs e CDs. Escreveu vários livros autobiográficos e surgiu em dezoito filmes. Na televisão, entrou - em 1984 - na série televisiva “Voglia di volare”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...