domingo, 29 de dezembro de 2019

29 DE DEZEMBRO - MARY TYLER MOORE


EFEMÉRIDE - Mary Tyler Moore, actriz e produtora norte-americana, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 29 de Dezembro de 1936. Morreu em Greenwich, Connecticut, em 25 de Janeiro de 2017. 
Com a idade de 18 anos, em 1955, casou com Richard Carleton Meeker e, seis semanas depois, estava grávida do seu único filho.  Divorciaram-se em 1961. Voltou a casar-se, no ano seguinte, com Grant Tinker, dirigente da CBS (mais tarde, presidente da NBC). O casal, em 1970, fundou uma sociedade de produção televisual (MTM Enterprise), que criou e produziu a série de televisão “The Mary Tyler Moore Show”. Divorciaram-se, também, em 1981.
Mary Tyler tornou-se conhecida internacionalmente por estrelar justamente a série de televisão, com o seu nome, “The Mary Tyler Moore Show”, exibida de 1970 até 1977. Nesta série, ela era Mary Richards, uma mulher de 30 anos, solteira, que trabalhava como produtora de televisão em Minnesota, Mineápolis. 
Antes, ela já havia feito o papel de Laura Petrie, esposa de Rob Petrie, na série “The Dick Van Dyke Show” (1961/1966). 
No cinema, ficou mais conhecida com “Ordinary People” (1980), filme em que interpretou uma mãe que perdeu um dos filhos num acidente.
Na sua vida privada, era activista de várias causas civis, tais como a prevenção de diabetes e os direitos dos animais. Estava ligada ao Farm Animal Reform Movement
Em 1992, foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Um dos seus últimos papéis na televisão foi - em 2006 - em três episódios da série “That '70s Show” na qual interpretou Christine St. George, uma agitada apresentadora de televisão. As cenas de Moore foram gravadas no mesmo palco, onde a série “The Mary Tyler Moore Show” fora filmada nos anos 1970
Faleceu aos 80 anos, após complicações respiratórias resultantes de uma pneumonia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...