terça-feira, 31 de dezembro de 2019

31 DE DEZEMBRO - JOAQUIM BASTINHAS


EFEMÉR DE - Joaquim Bastinhas, de seu verdadeiro nome Joaquim Manuel Carvalho Tenório, cavaleiro tauromáquico português, morreu em Lisboa no dia 31 de Dezembro de 2018. Nascera em Elvas, em 8 de Março de 1956.  Era filho de Sebastião Tenório, aficionado e cavaleiro amador, de quem herdou o nome artístico, Bastinhas.
Muito jovem, em 1969, apresentou-se como cavaleiro amador na Pra de Toiros do Campo Pequeno. Na década seguinte, toureou sobretudo em Espanha e tomou a sua prova de cavaleiro praticante em Setembro de 1979, na Praça de Touros de Vila Viçosa. Em 1980, actuou pela primeira vez na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, onde já sobressaíram os seus pares de bandarilhas. 
Em Maio de 1983, Joaquim Bastinhas tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico na Praça Touros de Évora, na tradicional corrida de concurso de ganadarias, tendo como padrinho José Mestre Baptista e como testemunha João Moura, lidando um touro da ganadaria de Branco Núncio. 
No ano seguinte, 1984, confirmou o seu “doutoramento” no Campo Pequeno, desta vez tendo João Palha Ribeiro Telles como padrinho e Paulo Caetano como testemunha, lidando touros com ferro coruchense de A. José Teixeira. Segundo os dados do então Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses (SNTP), Joaquim Bastinhas seria o cavaleiro português com mais actuações (41) na temporada deste ano. 
É possível voltar a encontrar Bastinhas, no topo do “escalafón” de 2003 dos associados da SNTP, com um total de 55 actuações.
Para além de terras lusas e espanholas, actuou igualmente noutros países, como França, México e Venezuela. 
Em 2014 Joaquim Bastinhas foi também o líder das actuações. com um total de 54, suplantando Luís Rouxinol (52) e Sónia Matias (43). 
Em 2015, detinha vários recordes, como o de total de touradas no Campo Pequeno (115) ou de alternativas concedidas (24). 
Em Setembro de 2015, Bastinhas foi ferido com gravidade, na sequência de um atropelamento por um veículo agrícola, na sua herdade em Elvas. Interrompeu então a sua carreira, voltando às lides apenas em 21 de Julho de 2018 numa corrida realizada no Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz. 
Faleceu em Dezembro de 2018, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, devido a uma infecção bacteriana contraída após uma operação aos intestinos. 
Em 2013, recebera a Medalha de Ouro do Concelho de Elvas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...