segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

2 DE DEZEMBRO - ODETTA


EFEMÉRIDE - Odetta Holmes, cantora, actriz, guitarrista, compositora e activista dos direitos humanos norte-americana, morreu em Nova Iorque no dia 2 de Dezembro de 2008. Nascera em Birmingham, no Alabama, em 31 de Dezembro de 1930.  Era frequentemente apelidada de «a voz do Movimento para os direitos cívicos». 
Cresceu e estudou música em Los Angeles, no Los Angeles City College. Apresentou-se pela primeira vez em 1944 e, durante quatro anos, actuou no Hollywood Turnabout Puppet Theatre, ao lado de Elsa Lanchester. 
A partir de 1950, concentrou-se em canções folk. A pouco e pouco, tornou-se muito conhecida e actuou nos quatros cantos dos Estados-Unidos, primeiro acompanhada e depois a solo com os espectáculos “Odetta Sings Ballads and Blues” (1956) e “At the Gate of Horn” (1957). O seu álbum “Sings Folk Songs” foi um dos mais vendidos em 1963. 
O seu repertório musical consistia em folk music, blues, jazz e espirituais. É uma figura importante do American folk music revival dos anos 1950/1960. Odetta influenciou musical e ideologicamente muitas figuras chave do renascimento folk nesse tempo, incluindo Bob Dylan e Joan Baez.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...