terça-feira, 10 de março de 2020

10 DE MARÇO - FERNANDO MEDINA


EFEMÉRIDE - Fernando de Medina Maciel Almeida Correia, economista e político português, nasceu no Porto em 10 de Março de 1973. Sucedeu a António Costa como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em Abril de 2015.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo sido vice-presidente da Associação de Estudantes desta faculdade e, em seguida, presidente da Federação Académica do Porto, nos mandatos de 1995 e 1996.  Completou ainda, no Instituto Superior de Economia e Gestão, o mestrado em Sociologia Económica
Aproximou-se do Partido Socialista quando dos Estados Gerais para uma Nova Maioria, iniciativa de António Guterres, em 1995. Nos anos seguintes, já depois da vitória de Guterres nas legislativas, participou no Conselho Nacional de Educação
Iniciou a sua vida profissional em 1998, como economista num instituto do Ministério do Trabalho, até que o ministro Eduardo Marçal Grilo o chama para consultor do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação na Presidência Portuguesa da União Europeia, em 1999. É daí que vai, um ano depois, para o gabinete de António Guterres. Primeiro, como assessor para as áreas da Educação e da Ciência, depois com a Economia, até à demissão do primeiro-ministro e líder socialista, em 2002. Em 2003, ingressou como economista na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
Em 2005, com o regresso do PS ao governo, José Sócrates nomeou-o secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, sendo ministro do Trabalho José Vieira da Silva, onde se dedicou à reforma da Formação Profissional, à reforma do Código do Trabalho, ao primeiro Acordo de médio prazo sobre a evolução do salário mínimo nacional e ao lançamento e coordenação do programa Novas Oportunidades
Contrariando expectativas que, dentro e fora do PS o catapultavam para ministro após as eleições legislativas de 2009, transitou com Vieira da Silva para o Ministério da Economia, onde assumiu a Secretaria de Estado da Indústria e Desenvolvimento, com responsabilidade de gestão dos fundos comunitários. 
Eleito deputado, em 2011, nas listas do PS, foi vice-presidente do grupo parlamentar do PS, sendo líder da bancada Carlos Zorrinho. Durante esse período, integrou a Comissão de Acompanhamento da Troika, representando a oposição socialista junto do ministro das Finanças, Vítor Gaspar. 
Em 2013, o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, incluiu Fernando Medina, como número dois, na lista para a autarquia da capital, convite esse que foi interpretado como um sinal de que o presidente não ficaria até ao fim, visando assegurar que o leme de Lisboa continuaria em mãos socialistas (uma vez que o até aí número dois, Manuel Salgado, sendo embora de esquerda, não era militante do PS). Ao aceitar o convite, manifestou o seu afastamento face ao líder do seu partido, António José Seguro, e ao líder da bancada parlamentar, Carlos Zorrinho.
Tal como se especulava, António Costa viria a abandonar o mandato como presidente da Câmara de Lisboa - na sequência da sua eleição para secretário-geral do PS - e Medina assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lisboa em 6 de Abril de 2015.
Em 2017, Fernando Medina vencei as eleições autárquicas e consagrou-se novamente como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, embora não tenha obtido a maioria absoluta, com 42% dos votos. Fez uma coligação com a esquerda e lá se mantém até hoje, quase a co9mpletar o 3º ano do mandato. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...