segunda-feira, 9 de março de 2020

9 DE MARÇO - MATIAS LIMA


EFEMÉRIDE - Matias Lima, poeta e bibliófilo português, morreu no Porto em 9 de Março de 1970. Nascera na mesma cidade em 20 de Agosto de 1885. Deixou-nos cerca de 20 livros de poemas e alguns em prosa. 
Começou a publicar poesia em 1904 e editou a sua última obra poética em 1958. Residia habitualmente no Porto, mas passava largas temporadas na sua bela Casa da Capela, em Viatodos, no concelho de Barcelos.
Na sua poesia, evoca Lemenhe, terra dos seus pais e certamente da sua infância, Viatodos, Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Monte de Fralães, Porto, Gerês, Paris, recantos de Itália, etc. Noutros poemas, contudo, há menos descritivismo e a sugestão exterior é apenas motivo para voos mais intensamente líricos.
Entre os livros de poesia que publicou, salientam-se: “Canções”, “Flores do Monte”, “Sol do Coração”, “Pela Pátria!”, “Vergel Florido”, “Medalhões Nacionais”, “Luar de Sonho”, “Raça Heróica”, “Alma Dispersa”, “Dor Eterna”, “Gerez”, “Penumbra”, “Conversando com as Serras”, “Rio Douro” e “Sonetos e Sonetilhos”. 
Dos seus livros em prosa, refiram-se: “A Vida e o Amor”, “Super-libros Portugueses Inéditos”, “A Encadernação em Portugal” e “Impressões de Espanha”. Matias Lima faleceu aos 84 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...