domingo, 22 de março de 2020

22 DE MARÇO - SANTANA


EFEMÉRIDE - Joaquim Santana Silva Guimarães, futebolista português, que actuou no SL Benfica nas décadas de 1950/1960, nasceu no Lobito, Angola, em 22 de Março de 1936. Morreu em Freamunde no dia 24 de Abril de 1989. 
Foi um interior-direito com muita técnica e grande visão, criativo e com a habilidade de marcar golos. Além disso, destacava-se nos passes curtos e em profundidade. Devido ao seu físico franzino (1m72 com 68 kg), muitos não acreditavam que podia ser um bom jogador e, às vezes, os técnicos deixaram-no no banco de suplentes. 
Depois de jogar no SC Catumbela, chegou a Lisboa em 1954 para alinhar na equipa de juniores do Benfica, sendo campeão nacional nesta categoria. Integrou a equipa principal em 1956. 
Disputou 9 jogos e marcou 4 golos na Taça dos Campeões Europeus 1960/61, inclusive um na final contra o FC Barcelona
Na época seguinte, não foi titular na final contra o Real Madrid CF, porque o treinador Béla Guttmann preferiu escalar o jovem avançado moçambicano Eusébio. 
Ao serviço do Benfica, disputou ainda a final da Taça dos Campeões Europeus de 1963 contra o AC Milan. Disputara igualmente a Taça Intercontinental (duas derrotas contra o Santos FC), marcando três golos. 
Ao serviço do Benfica, Santana conquistou sete Campeonatos e duas Taças de Portugal, registando 225 jogos e 93 golos.  Deixou o Benfica em 1968, para se juntar ao SC Salgueiros. Terminou a carreira ao serviço do SC Freamunde.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...