terça-feira, 3 de março de 2020

3 DE MARÇO - GEORGE PULLMAN


EFEMÉRIDE - George Mortimer Pullman, inventor e industrial norte-americano, nasceu em Brocton no dia 3 de Março de 1831. Morreu em Chicago, em 19 de Outubro de 1897.  É conhecido como o inventor do Vagão-cama Pullman.
A família mudou-se para Albion, através do Canal Erie. Foi quando do alargamento deste canal, que ele aprendeu muita coisa com o seu pai, que era mecânico. Aprendeu, por exemplo, a deslocar casas e a reinstala-las noutros locais.
Deixou a escola aos catorze anos, parta se empregar num armazém de material agrícola.  Foi aprendiz do seu irmão, que era marceneiro, e vendia por todo o país peças que o irmão fabricava. Foi durante estas viagens, efectuadas durante a noite, sentado em comboios sem nenhum conforto, que lhe veio a ideia de construir, um dia, um “vagão cama” confortável.
Em 1859, os dois irmãos instalaram-se em Chicago, lançando-se como empreendedores de trabalhos públicos e pensando fazer fortuna. A cidade pantanosa sobrelevava as suas vias, nessa época, para construir o seu sistema de esgotos e precisava de deslocar as suas construções. 
Beneficiando da experiência obtida junto do seu pai, ele atingiu notoriedade em 1861, deslocando sobre cilindros a Tremont House, um hotel de tijolo, com seis andares, gabando-se de ter feito a proeza com clientes lá dentro. 
Aureolado com o seu sucesso, convenceu os directores de uma companhia de caminhos-de-ferro local a confiar-lhe duas carruagens para que ele se ocupasse do seu interior.
Depois da Guerra da Secessão, ele gastou uma fortuna para conceber um novo protótipo, o “Pioneer”, no qual os viajantes de noite disporiam de camas e de uma casa-de-banho, com água corrente, quente e fria. Porém, cada carruagem ficava a pesar 27 toneladas, um peso enorme que não poderia passar em todas as pontes. Viu-se obrigado a pôr de lado a sua carruagem luxuosa.
A morte do presidente Lincoln, em 1865, veio dar-lhe uma publicidade inesperada, pois o coronel Bowen, encarregado do funeral presidencial, queria organizar uma grande cerimónia. Pullman teve a ideia de lhe propor o seu “Pioneer” para transportar os restos mortais, desde que mandasse preparar a via férrea para o gabarito da carruagem. 
Para o regresso vazio a Washington, convidou os notáveis das cidades por onde passava para subirem a bordo e organizava as recepções. No seguimento desta campanha publicitária, a Pullman Car, com as suas camas rebatíveis, foi adoptada pelas diversas companhias de caminho-de-ferro. Em 1867, ele fundou a sua própria empresa, a Pullman Company.
Em 1894, greves, despedimentos e violência extrema ocorreram na sua zona industrial, vindo ensombrar uma vida radiosa. Faleceu três anos mais tarde. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...