EFEMÉRIDE - George
Mortimer Pullman, inventor e industrial norte-americano, nasceu em Brocton
no dia 3 de Março de 1831. Morreu em Chicago, em 19 de Outubro de 1897. É conhecido como o inventor do Vagão-cama Pullman.
A família mudou-se para Albion, através
do Canal Erie. Foi quando do alargamento deste canal, que ele aprendeu muita
coisa com o seu pai, que era mecânico. Aprendeu, por exemplo, a deslocar casas
e a reinstala-las noutros locais.
Deixou a escola aos catorze anos,
parta se empregar num armazém de material agrícola. Foi aprendiz do seu irmão, que era marceneiro,
e vendia por todo o país peças que o irmão fabricava. Foi durante estas
viagens, efectuadas durante a noite, sentado em comboios sem nenhum conforto,
que lhe veio a ideia de construir, um dia, um “vagão cama” confortável.
Em 1859, os dois irmãos
instalaram-se em Chicago, lançando-se como empreendedores de trabalhos públicos
e pensando fazer fortuna. A cidade pantanosa sobrelevava as suas vias, nessa
época, para construir o seu sistema de esgotos e precisava de deslocar as suas
construções.
Beneficiando da experiência obtida
junto do seu pai, ele atingiu notoriedade em 1861, deslocando sobre cilindros a
Tremont House, um hotel de tijolo, com seis andares, gabando-se de ter
feito a proeza com clientes lá dentro.
Aureolado com o seu sucesso,
convenceu os directores de uma companhia de caminhos-de-ferro local a
confiar-lhe duas carruagens para que ele se ocupasse do seu interior.
Depois da Guerra da Secessão,
ele gastou uma fortuna para conceber um novo protótipo, o “Pioneer”, no
qual os viajantes de noite disporiam de camas e de uma casa-de-banho, com água
corrente, quente e fria. Porém, cada carruagem ficava a pesar 27 toneladas, um
peso enorme que não poderia passar em todas as pontes. Viu-se obrigado a pôr de
lado a sua carruagem luxuosa.
A morte do presidente Lincoln, em
1865, veio dar-lhe uma publicidade inesperada, pois o coronel Bowen,
encarregado do funeral presidencial, queria organizar uma grande cerimónia.
Pullman teve a ideia de lhe propor o seu “Pioneer” para transportar os
restos mortais, desde que mandasse preparar a via férrea para o gabarito da
carruagem.
Para o regresso vazio a
Washington, convidou os notáveis das cidades por onde passava para subirem a
bordo e organizava as recepções. No seguimento desta campanha publicitária, a Pullman
Car, com as suas camas rebatíveis, foi adoptada pelas diversas companhias
de caminho-de-ferro. Em 1867, ele fundou a sua própria empresa, a Pullman
Company.
Em 1894, greves, despedimentos e
violência extrema ocorreram na sua zona industrial, vindo ensombrar uma vida
radiosa. Faleceu três anos mais tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário