segunda-feira, 30 de março de 2020

30 DE MARÇO - MARCELO PANGUANA


EFEMÉRIDE - Marcelo Dias Panguana, jornalista e escritor moçambicano, nasceu no Maputo (então Lourenço Marques) em 30 de Março de 1951
Em 1971, ingressou na universidade, mas os seus estudos de Química foram interrompidos pela guerra. Retomou-os somente em 1976, depois da independência, desta vez em Petroquímica
Técnico numa companhia petrolífera, Marcelo Panguana começou a escrever poesia e a colabora na imprensa, em jornais como “Domingo”, “Notícias”, “Tempo” e na página literária “Diálogo” do “Jornal Notícias da Beira”. 
Membro da Associação dos Escritores Moçambicanos, fundada em 1982, Marcelo Panguana foi igualmente um dos colaboradores da revista “Charrua”. Dirigiu a revista “Lua Nova” lançada em 1988. No ano anterior, publicara o seu primeiro livro, uma recolha de novelas intitulada “As Vozes que Falam de Verdade”.
Cronista, poeta e autor de contos, reconhecido internacionalmente, Panguana também escreve histórias infantis. Recebeu prémios em Itália (Sicília) e no Brasil (Medalha de prata num concurso da Fundação Mário Marinho - ALAP).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...