quarta-feira, 11 de março de 2020

11 DE MARÇO - PIRRI


EFEMÉRIDE - Pirri”, de seu verdadeiro nome José Martínez Sánchez, ex-futebolista espanhol, nasceu em Ceuta no dia 11 de Março de 1945. Alinhou em mais de 500 partidas pelo Real Madrid CF, nas décadas de 1960 e 10770, e defendeu a Selecção de Espanha em três Mundiais. Jo0gava a defesa-central.
Foi no Club Atlético de Ceuta que começou a jogar, em 1964, antes de ingressar no Real Madrid, a quem dedicou dezasseis anos da sua carreira.
Fez parte do chamado “Time Yé-yé”, que contava também com Gento, di Stéfano, Araquistáin, Pachín, Pedro de Felipe, Manuel Sánchez, Ignacio Zoco, Francisco Serena, Amancio Amaro, Ramón Grosso e Manuel Velázquez. 
Após 16 anos nos merengues, Pirri deixou o clube em 1980, para disputar algumas partidas pelo clube mexicano Puebla, onde encerrou a sua trajectória futebolística em 1982, para se concentrar nos estudos, sendo diplomado em Medicina
Pirri estreou-se na Selecção Espanhola em 1964, pela qual disputou o Mundial de 1966, sendo a equipa eliminada na primeira fase. 
Mesmo com a Espanha afastada nas eliminatórias do Mundial de 1970, Pirri não deixou a equipa e, com 33 anos de idade, ainda foi convocado para o Mundial de 1978, na Argentina. Novamente, a Espanha ficou fora na primeira fase, apenas um ponto atrás do Brasil. 
Pirri anunciou então o seu adeus à carreira internacional, após 14 anos a envergar a camisola nacional. Foram, ao todo, 45 jogos e 16 golos.
Vencei uma vez a Taça dos Campeões Europeus (1966), dez vezes o Campeonato de Espanha e quatro vezes a Taça de Espanha
Está classificado em 8º lugar na lista dos melhores goleadores de todos os tempos do Real Madrid.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...