domingo, 15 de março de 2020

15 DE MARÇO - MONTSERRAT FIGUERAS


EFEMÉRIDE - Montserrat Figueras i Garcia, cantora lírica (soprano) espanhola, nasceu em Barcelona no dia 15 de Março de 1942. Morreu em Bellaterra, em 23 de Novembro de 2011. Era especializada em música antiga e referência na interpretação de um amplo repertório vocal das épocas medieval, renascentista e barroca.
A sua trajectória está estreitamente vinculada à de seu marido, o músico Jordi Savall i Bernadet, com quem fundou os grupos Hespèrion XX, Capella Reial de Catalunya e Le Concert des Nations, e com quem realizou numerosas gravações e concertos.
Montserrat pertencia a uma família de melómanos e o seu pai era violoncelista. Ainda muito jovem, começou a estudar canto e teatro, sendo aluna de Jordi Albareda, e colaborou com Enric Gisperte. Posteriormente, uniu-se ao grupo de música antiga Ars Musicae de Barcelona, onde cantaria obras dos grandes polifonistas espanhóis do século XVI. No mesmo grupo, conheceria Jordi Savall, com quem se casaria em 1968. O casal teve dois filhos: Arianna e Ferran Savall, que são também músicos cantores e instrumentistas. Arianna Savall é principalmente harpista. 
Montserrat começou a estudar técnicas vocais de canto antigas em 1966, incluindo desde os trovadores até à música barroca, desenvolvendo um estilo de interpretação que aliava vitalidade à fidelidade histórica.
Em 1968, Montserrat e Jordi Savall instalaram-se em Basileia (Suíça), para estudar na Schola Cantorum Basiliensis e na Musikakademie Basel, com Kurt Widmer, Andrea von Rahm e Thomas Binkeley; permaneceram na Suíça até 1986. Mais tarde, continuaram os seus estudos com Eva Krasznai. Nesse período, Montserrat desenvolveu um gosto especial pela música antiga, destacando-se como um dos exponentes de uma geração de músicos, para os quais era evidente que a música anterior a 1800 necessitava de um novo enfoque técnico e estilístico. 
Em 1974, o casal constitui, juntamente com Lorenzo Alpert (instrumentos de sopro e percussão) e Hopkinson Smith (instrumentos de corda pulsada), o grupo Hespèrion XX, dedicado à interpretação e à revalorização do repertório musical hispânico e europeu anterior a 1800.
Em 1987, Figueras e Jordi Savall contribuíram para a fundação do coro La Capella Reial de Catalunya. O casal também fundou a orquestra Le Concert des Nations e a gravadora Alia Vox. No início deste século, o Hespèrion XX passou a chamar-se Hespèrion XXI
Montserrat também colaborou com o seu marido na banda sonora do filme “Todas as manhãs do mundo” de Alain Corneau (1991). 
Durante a sua carreira artística, gravou mais de 60 CDs e recebeu vários prémios, como o Grand Prix de la Nouvelle Académie du Disque, o Edison Klassiek, o Grand Prix da Académie Charles-Crose e um Grammy pelo livro-CD “Dinastía Borgia”.
Em 2003, o governo francês concedeu-lhe o título de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres. Em 2011, recebeu o Prémio Creu de Sant Jordi da Generalidade da Catalunha. Faleceu com 69 anos, vítima de doença oncológica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...